Geral

Mais de 600 animais de diferentes espécies serão expostos na Agroponte 2015

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

Bovinos de corte, reprodução e leite, equinos, ovinos, caprinos, bubalinos, aves e peixes. Os mais de 600 animais de pequeno, médio e grande porte prometem encantar os visitantes da Feira Exposição Estadual de Animais, que acontece paralelo à quinta edição da AgroPonte, entre os dias 19 e 23 de agosto, no pavilhão José Ijair Conti, em Criciúma. Em sua terceira edição, a feira apresentará animais de diferentes espécies em um espaço ainda mais amplo, com 3,5 mil metros quadrados. O local ainda receberá dois lagos para a piscicultura.

Entre os 50 expositores de todo o Estado que participarão da Feira de Animais está o criador da cabanha Seis Marias, de Nova Veneza, Luciano Benaduce. Criada em 1995, a cabanha possui atualmente 40 cavalos e desde 2002 conta com um centro de treinamento. “Os selecionados cavalos crioulos vêm de diferentes regiões do país, pesam em média 350 quilos e chegam a custar R$ 75 mil”, explana Benaduce. “A AgroPonte apresentou para o mercado este segmento, até então pouco conhecido entre o público em geral, e que hoje está em plena expansão”, completa.

Além dos equinos, o público de 60 mil pessoas esperado para esta edição também poderá conferir ovinos e bovinos, tendo entre os expositores o criador Mauro Coelho, de Jaguaruna. Neste ano, Coelho participará com 15 animais. Dos bovinos participam as espécies Red Angus, Devon, Brangus e Polled Hereford, sendo dois animais vencedores de competições. “A AgroPonte tem ganhado cada vez mais destaque estadual e se tornou referência. A cada edição a organização do evento é ainda mais surpreendente e este ano estaremos com uma estrutura inovadora”, enaltece Coelho. 

O Núcleo Catarinense de Criadores de Gado Angus (NCCA) também estará presente com participação de animais da Cabanha 3 Marias, do pecuarista Dorival Borga, e da Fazenda Renascença, do pecuarista Nelson Antônio Serpa.

Objetivo é evidenciar potenciais mercados da região

Segundo o organizador da feira, Willi Backes, a proposta de organizar a exposição de animais é tornar a AgroPonte referência em controle sanitário, veterinário e de qualidade. “Além disso, trabalhamos para evidenciar as potencialidades da nossa região e explorar novos mercados em evidência”, salienta.

A feira da agricultura, do agronegócio, da pecuária e da pesca ainda contará com seminários educativos e uma série de outras atividades que acontecem durante os cinco dias de evento. A área gastronômica também será ampliada e oferecerá ao público uma diversidade ainda maior de produtos.

Confira a programação para o pavilhão de exposições de animais durante os cinco dias de feira:

19/08 (quarta-feira)

17h – Abertura visitação

17:15h – Abertura espaço gastronômico 

19h – Abertura oficial

22h – Encerramento

20/08 (quinta-feira)

14h – Abertura visitação

14h às 16h – Seminário Epagri – Local: Pavilhão Exposição de Animais – Tema: "Capacitação Técnica em Implantação de Sistemas Pastoris de Produção de Leite"

15h – Abertura espaço gastronômico

15h às 22h – Apresentações culturais e folclóricas no espaço das Cooperativas e EPAGRI/CIDASC

15h às 18h – Seminário de Avicultura JBS e Plasson – Local: Teatro Municipal Elias Angeloni

18:30h – Coquetel Plasson e Visitação AgroPonte

22h – Encerramento

21/08 – (sexta-feira)

14h – Abertura Visitação

14h – Seminário Epagri – Local: Auditório AMREC. – Tema: "Entraves e Soluções para Legalização das Agroindústrias Familiares".

15h – Abertura espaço gastronômico

16h às 22h – Apresentações culturais e folclóricas no espaço das Cooperativas e EPAGRI/CIDASC

22h – Encerramento

22/08 – (sábado)

10h – Abertura Visitação

11h às 22h – Abertura espaço gastronômico

12h às 22h – Apresentações culturais e folclóricas no espaço das Cooperativas e EPAGRI/CIDASC

17h às 18:30h – Seminário Pecuária De Corte – Local: Auditório da AMREC

19h – Confraternização com Degustação de Carnes

22h – Encerramento

23/08 – (domingo)

10h – Abertura Visitação

11h às 18h – Abertura espaço gastronômico

12h às 18h – Apresentações culturais e folclóricas no espaço das Cooperativas e EPAGRI/CIDASC

18h – Encerramento Geral da Agroponte 2015

 Colaboração: Alissa Steilein / Ápice Comunicação