Saúde

Mães ganham arte para ver bebês

Foto: Divulgação / DS

Foto: Divulgação / DS

Cada gravidez traz uma nova vida, um ser único! Imagina se cada mãe pudesse ver estampada em sua barriga a posição em que o filho está antes de sua chegada? Isso é possível através do “ultrassom natural”. A técnica tem ganhado cada vez mais espaço entre gestantes da região, e através das doulas as mães conseguem se conectar ao seu bebê de forma mais lúdica.

Há dois anos, a doula Michele Wanderlind Domingos Ortega, da equipe Zoe Nascer Divino, de Tubarão, realiza o ultrassom natural em gestantes. A técnica, aprendida pela doula de Tubarão com a parteira mexicana Naoli Vinaver, é feita através de algumas manobras de apalpação na barriga da gestante. Após ser observada a posição do bebê, através de tintas e lápis realiza-se a pintura simulando um ultrassom. 

“É uma técnica para que a mãe e o bebê fiquem mais ligados, sem qualquer uso de tecnologia invasiva. Hoje, muito se usa aquele ultrassom nos consultórios, isso sem necessidade. A mãe precisa sentir o bebê dela sem necessitar de uma máquina. O companheiro e a família podem participar auxiliando no desenho, escolhendo símbolos e cores. É um momento gostoso para todas as famílias e para as gestantes, principalmente”, descreve Michele. 

Mãe do João há sete meses, a enfermeira Gabriela Valerim durante a gestação recebeu dois ultrassons naturais. “Durante o trabalho como enfermeira sempre achei legal. É uma forma lúdica de ver em qual posição está o bebê, de uma forma tão íntima e criativa. Uma das vezes foi durante meu chá de bênçãos. Foi incrível, pois parece que a gente está vendo o bebê. Sentimo-nos cuidadas e as protagonistas da gestação”, descreve Gabriela.

O desenho, conforme a doula Michele, consiste em externar o ambiente intrauterino, mostrando a posição do bebê, a placenta, o cordão umbilical e figuras escolhidas pela família. “As mães se sentem amadas, importantes e de uma maneira especial, o que as auxilia em todo esse processo de humanização do parto”, diz a doula.

Chá de bênçãos inova chegada

Segundo a doula Michele, na maioria das vezes o ultrassom natural ocorre durante o Chá de Bênçãos. O evento, ao contrário do tradicional chá de bebê, é um momento mais íntimo da gestante com seus amigos e familiares. Neste dia, a mãe ganha a arte gestacional na barriga, uma massagem nos pés, flores e palavras de carinho que antecedem a data do parto. 

“O chá de bençãos é um ritual muito emocionante. Cheio de sensações que a gente leva pro parto. Lembro-me das bênçãos de cada pessoa, do amor que cada um mandou. É incrível e toda gestante deveria passar por isso”, destaca Gabriela.

Com informações do Jornal Diário do Sul