Turismo

Laguna será nomeada Capital Nacional dos Botos Pescadores

Foto: Ronaldo Amboni / Divulgação

Foto: Ronaldo Amboni / Divulgação

O presidente em exercício, Michel Temer, sanciona amanhã, às 11 horas, o Projeto de Lei Complementar – PLC 192/2015, o título a Laguna como Capital Nacional dos Botos Pescadores. A sanção será realizada em uma cerimônia no gabinete do chefe do Brasil, no Palácio do Planalto, em Brasília. O prefeito Everaldo dos Santos e o secretário de Turismo, Lazer e Comunicação, Iberê Aguiar Jaques, participam da solenidade. O boto pescador foi declarado Patrimônio Natural do Município em 1997, pela Lei 521/97, e é um dos principais atrativos turísticos da região.

A Comissão de Educação, Cultura e Esporte do Senado emitiu, no último dia 1º de março, parecer favorável ao PLC, de autoria do deputado federal Esperidião Amin. Em seguida, o projeto seguiu para plenário para análise e votação. 

A denominação vem do fato de que a Cidade Juliana desenvolve a pesca cooperativa da tainha com o golfinho da espécie Tursiops Truncatus. Em todo o mundo, prática semelhante só é encontrada em dois outros locais: Mauritânia, na África, e Mianmar, na Ásia, mas Laguna se difere por ocorrer de forma artesanal. A relação entre golfinhos e os pescadores já dura mais de 150 anos.

Os botos, em um movimento sincronizado, cercam o cardume de tainhas e emitem um sinal, cada um a seu modo, do momento certo para que os pescadores lancem a tarrafa. O aviso permite que eles capturem mais peixes do que o normal. Essa interação ocorre o ano todo. Amim explica que, apesar de ser avistado em todo o litoral brasileiro, só em Laguna há a interação com o pescador artesanal. “A intenção deste título é para não apenas divulgar essa forma peculiar de cooperação entre golfinhos e pescadores, mas também chamar a atenção para a necessidade de conservar os ecossistemas da região”.

Com informações do Jornal Notisul