Esporte

Kathiê ocupa 9ª colocação no ranking nacional de xadrez

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

A enxadrista içarense, Kathiê Goulart Librelato, recebeu mais um excelente notícia no fim de semana. A atleta do projeto “Xadrez que Educa”, desenvolvido pelo Governo Municipal, por meio da Fundação de Esportes, ocupa, após a realização de excelentes disputas, a nona colocação no ranking brasileiro. Entre as 10 melhores do país Kathiê é única com menos de 18 anos e é a mais nova a figurar na lista.

Para o treinador, Claudionor Pirola, a colocação da atleta reflete a sua evolução técnica. “Essa pontuação varia conforme o desempenho dos atletas em competições oficiais da FIDE. É uma forma de mensurar a força de cada enxadrista. A posição que a kathiê ocupa hoje reflete a sua evolução técnica e faz jus ao resultado obtido no Abeto do Brasil, que ocorreu no Rio de Janeiro.

Ainda segundo Pirola a pontuação conquistada no Panamericano ainda não foi computada e a próxima listagem será publicada no início de setembro, sendo assim, “a Kathiê vai subir no ranking e deve estar entre as seis melhor enxadristas do Brasil”, declarou orgulhoso.

Para a atual campeã brasileira sub20 o resultado é reflexo de fazer o que gosta. “Sou feliz e gosto muito do que faço por isso os resultados positivos estão se somando. Agradeço a todos que fizeram e fazem parte deste processo”, avaliou a atleta que é estudante do ensino médio da escola estadual Maria da Glória e Silva. 

“Kathiê representa nosso município de maneira especial. Uma jovem atleta, que já estampa os selos dos correios por meio de suas conquistas e que já chegou tão longe por mérito de sua dedicação e emprenho. Seu sucesso nos enche de orgulho. Kathiê, assim como outros atletas que são garimpados pela equipe da FME na base, vai chegar ainda mais longe”, assinalou o prefeito Murialdo Canto Gastaldon.

Vaga na olimpíada – Kathiê busca agora a vaga Olimpíadas mundiais de Xadrez/2016, em Baku – Azerbaijão. Ao todo, serão cinco vagas para a equipe que representará o Brasil. A definição da equipe olímpica brasileira se dará pela soma dos quatro maiores ratings performances das atletas de todo o país, do ano de 2015 até junho de 2016.