Economia

Impasse na decisão do horário de Natal para o comércio de Tubarão e região

Uma contraproposta foi apresentada ontem ao sindicato patronal

Foto: Notisul

Foto: Notisul

O horário do comércio no período de Natal e os reajustes do salário dos funcionários ainda geram impasse entre os sindicatos patronal e trabalhista. Nesta sexta-feira, a presidenta do Sindicato dos Trabalhadores no Comércio de Tubarão e Região, Elizandra Rodrigues Anselmo, apresentou uma contraproposta ao Sindicato do Comércio e Atacadista de Tubarão e Região (Sindilojas), que deve pronuncia-se até a próxima quarta-feira.

De acordo com o presidente do Sindilojas, Harrison Marcon, a maior dificuldade está na data base da negociação. “Tínhamos que começar a ver isso em maio, não agora na véspera do Natal. Nossos esforços deveriam estar concentrados nas vendas, decorações, enfim, aproveitar o clima natalino. Não temos grandes indústrias em Tubarão, muitos vivem do comércio e a economia está fragilizada. Esse impasse não faz bem para funcionários, patrões e para a sociedade”, desabafa Harrison, em entrevista ao site Notisul.

O sindicato dos trabalhadores apresentou uma contraproposta de reajuste no piso salarial para R$ 1.015,00 e 9% de reajuste para os que recebem mais que este valor. Já o Sindilojas oferece R$ 1.005,00 com reajuste de 8%. “Vamos avaliar tudo e fazer uma contraproposta ou manter até quarta-feira”, afirma Harrison.

Quanto ao horário do comércio, o impasse está no número de domingos que será aberto e à data inicial do horário ampliado.

Natal Luz inicia na próxima sexta

Na próxima sexta-feira, inicia o Natal Luz de Tubarão. A programação começa com o Ballet Laura Macedo, a Orquestra Filarmônica Serra Catarinense e o Coral Municipal de Tubarão, em uma grande apresentação conjunta que promete encantar a todos. Será no palco montado ao lado do Centro Municipal de Cultura, a partir das 19 horas. Ficou também definido que a chegada do Papai Noel ocorre no dia 10 de dezembro, de uma forma que surpreenderá o público. Por enquanto, ocorrem os ajustes finais de organização.