Educação

IFSC obtém melhores índices de aprovação no vestibular da UFSC

Entre as escolas de ensino médio de Criciúma com maior número de inscritos vestibular, o IFSC ficou com o melhor percentual de aprovação.

Foto: Daniel Cassol - Instituto Federal de Santa Catarina - Campus Criciúma

Foto: Daniel Cassol – Instituto Federal de Santa Catarina – Campus Criciúma

A Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) divulgou na terça-feira (10) a lista de aprovados no vestibular 2017. E os câmpus do Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC) em Araranguá e Criciúma, que oferecem o curso técnico integrado ao Ensino Médio, obtiveram os melhores índices de aprovação entre escolas públicas e particulares da região Sul do Estado.

Entre as escolas de ensino médio de Criciúma com maior número de inscritos vestibular, o IFSC ficou com o melhor percentual de aprovação. Dos 62 egressos do IFSC inscritos para prestar as provas, 11 foram aprovados, índice de 17,74%. Em números absolutos, o Câmpus Criciúma do IFSC ficou entre as escolas de ensino médio que mais aprovaram na cidade e na região.

Já o Câmpus Araranguá do IFSC ficou com o melhor índice de aprovação entre as escolas de ensino médio da cidade – e um dos melhores da região sul do Estado. Dos 43 egressos do Câmpus Araranguá inscritos para prestar as provas, 15 foram aprovados, o que representa um índice de 34,88% de aprovação.

“Escola com participação massiva de inscritos com mais de 30% aprovação é uma raridade no Estado”, destaca o professor Adriano Antunes, chefe do Departamento de Ensino, Pesquisa e Extensão (Depe) do Câmpus Araranguá. “Repetimos o feito do ano passado, ficando com o maior índice de aprovação da cidade, incluindo escolas públicas e particulares. Na região da Amesc, ficamos um pouquinho atrás do IFC Sombrio, mas ninguém mais chega perto”, completa.

Outros câmpus do IFSC também tiveram bom desempenho. Na Grande Florianópolis, por exemplo, o Câmpus Florianópolis do IFSC foi a escola de ensino médio que mais aprovou no vestibular da UFSC. Os dados são fornecidos pela UFSC e podem ser consultados neste link.

Apesar de o ensino propedêutico não ser o foco da atuação do IFSC, o desempenho dos egressos no vestibular reforça a qualidade do ensino na rede federal. 

Para o diretor-geral do Câmpus Criciúma, Lucas Dominguini, vários fatores contribuem para a boa formação do aluno egresso do IFSC, o que resulta em bons índices de aprovação nas universidades. “Temos uma infraestrutura adequada para atividades letivas, com possibilidade de acesso a materiais digitais, biblioteca e laboratórios, e professores e técnicos altamente capacitados que propiciam o atendimento aluno em diversas áreas, como psicologia, pedagogia, serviço social, biblioteca e registro acadêmico, entre outros. Além disso, o curso técnico proporciona ao aluno uma série de habilidades que o ensino normal não dá. Essa parte experimental que ele tem aqui é essencial para o aprendizado do aluno, que também demonstra boa vontade para buscar conhecimento de diversas formas”, avalia.

Em Criciúma, o IFSC oferece os cursos técnicos integrados ao Ensino Médio em Mecatrônica, Química e Edificações. Em Araranguá, os cursos técnicos integrados ao Ensino Médio são os de Eletromecânica e Vestuário.

Colaboração: Daniel Cassol – Instituto Federal de Santa Catarina – Campus Criciúma