Esporte

Içarense fica entre as cinco melhores enxadristas do país

Kathiê Goulart Librelato também possuiu o melhor Rating entre as atletas sub 18 do Brasil.

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

A atleta Kathiê Goulart Librelato, integrante do projeto Xadrez que Educa da Fundação Municipal de Esportes (FME) de Içara, atingiu a marca de 2.024 pontos na nova listagem rating da Federação Internacional de Xadrez (FIDE) e com isso entra para o ranking das cinco melhores enxadristas adultas do país. O resultado foi divulgado na noite dessa quarta-feira, 30.

Além da marca, Kathiê se coloca com melhor rating entre as atletas sub 18 do Brasil e possui a nona posição do continente americano sub 18. “Ficamos muito felizes com o resultado. É inegável que esta marca nos enche de orgulho e motivação para continuar firme e buscar cada vez mais a evolução técnica”, comemorou o professor do projeto, Claudionor Pirola.

Para a atleta, de 17 anos, este resultado é gratificante. “Posso descrever esse momento com uma coroação do trabalho realizado ao longo destes quatros anos de treinamento. Alcançar tamanha pontuação me anima para de seguir buscando novos resultados positivos", declarou Kathiê.

O prefeito Murialdo Canto Gastaldon parabenizou o trabalho que cada vez mais traz dá destaque para Içara. “Esta iniciativa é um grande potencial dentro da cidade e chegar em patamar nacional como estamos com a Kathiê é uma honra”. Já o vice prefeito, Sandro Giassi Serafin, pontuou que o trabalho em equipe aliado a determinação e talento a enxadrista foram peças chaves para chegar até aqui.

Xadrez içarense na fase regional do JESC

Também do projeto Xadrez que Educa, o atleta Giovani Santiago Leacina, participa a partir desta sexta-feira, 2, da fase regional dos Jogos Escolares de Santa Catarina (JESC) 15-17 anos. A competição será realizada de na cidade Brusque até domingo, 4.  

O enxadrista segue em busca da vaga para a fase estadual da disputa que ocorre entre os dias 9 a 12 de outubro, em São Miguel do Oeste. “Queremos chegar até a fase de nível estadual para assim ir em busca do título e seguir para o os Jogos Escolares Brasileiros (JEB's).

Colaboração: Mariéli Salvador