Saúde

Hospital de Tubarão inicia cadastramento de doulas

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

Por conta da aprovação das recentes leis que asseguram a atuação das doulas nas maternidades, o Hospital Nossa Senhora da Conceição – HNSC, de Tubarão, inicia o cadastramento de profissionais que tenham interesse em acompanhar as gestantes na instituição.

O cadastro deve ser agendado previamente junto ao Departamento de Enfermagem, pelo telefone (48) 3631-7009, e será realizado pessoalmente com as enfermeiras Marli ou Rosneide. No momento do agendamento, serão informados os documentos necessários. As doulas cadastradas no HNSC poderão acompanhar as gestantes durante todo o período de trabalho de parto e parto normal.

O cadastramento visa, principalmente, a assegurar que todas as profissionais que quiserem atuar junto da maternidade do hospital tenham a formação e o preparo adequado, destaca o HNSC.

Além disso, segundo a instituição, o cadastro oportuniza o primeiro contato da doula com a equipe médica e de enfermagem, o que é considerado muito importante, uma vez que estarão lado a lado no momento do trabalho de parto e nascimento do bebê.

“Não temos dúvidas de que a participação das doulas vem a somar nas atividades de humanização da assistência ao parto e nascimentos que ocorrem junto do Hospital Nossa Senhora da Conceição. Com as doulas, queremos aprimorar cada vez mais essa assistência e, muito em breve, talvez sermos um bom modelo a ser seguido em outras instituições de saúde”, reforça a gerente de enfermagem Marli Rafael.

De acordo com a lei estadual sancionada pelo governador Raimundo Colombo, a doula poderá atuar durante todo o período de trabalho de parto e pós-parto imediato, sempre que solicitado pela parturiente. A lei prevê ainda que não haja ônus nem vínculos empregatícios com esses estabelecimentos de saúde.

Entenda melhor

As doulas são acompanhantes de parto, sem nenhum vínculo de trabalho com o hospital. São escolhidas livremente pelas gestantes e parturientes e visam a prestar suporte emocional contínuo à gestante no ciclo gravídico puerperal, favorecendo a evolução do parto e bem-estar da gestante. São profissionais que possuem certificação ocupacional em curso para essa finalidade.

Com informações do site Diário do Sul