Cultura

História do cinema é tema de palestra na ACIC

Foto: Divulgação/Internet

Foto: Divulgação/Internet

O projeto Cultura Acic, que foi lançado oficialmente no dia 20 de julho, receberá nesta terça-feira, dia 4, a palestra “História do Cinema” que será ministrada a partir das 20 horas pelo arquiteto Nelson Gaidzinski. O evento faz parte do ciclo de palestras “A Arte Através dos Séculos”, que reúne artistas locais e amantes da arte que abordam temas sobre música, pintura, mosaico, literatura, entre outros.

Apaixonado desde sua infância por filmes e cinema, Gaidzinski foi muito além de um mero espectador. Ano após ano, acompanhou toda a história do cinema, desde sua criação, quando os franceses inventaram uma maneira de filmar e projetar a imagem em movimento, até o desenvolvimento do cinema mudo, sonoro, falado, passando pelos filmes coloridos e chegando até a evolução tecnológica da atualidade. Desde 1983, quando Nelson adquiriu seu primeiro aparelho de vídeo cassete, ele começou a catalogar todos os filmes que assistia anotando sua ficha técnica. “Atualmente, tenho cerca de 6.150 filmes catalogados, sem contar todos os que assisti até antes de começar as anotações”, explica ele.

Como amante da sétima arte, Gaidzinski, não só assistia e catalogava filmes, mas se aprofundou no estudo do cinema acompanhando seus melhores momentos, crises, premiações, além de guardar em sua memória muitas curiosidades e dados interessantes sobre o assunto. “Vou apresentar um estudo sobre Chaplin, falar sobre o primeiro filme mudo e único filme a ser premiado, sobre o início da entrega das premiações, que depois se tornou o Oscar, principais diretores, o movimento do cinema também na Itália, França, Japão, Suécia, sobre o cinema novo no Brasil, e também abordar sobre a tendência daqui para frente, com a constante e rápida evolução da tecnologia”, explica Nelson.

Para quem se interessa pelo assunto, o arquiteto garante que o momento será de muito aprendizado. “Seria bom até levar um caderno para anotações. Vou passar muitas datas e dados curiosos e importantes”, salienta. Além disso, Nelson vai passar uma relação dos principais filmes que fizeram história. Os clássicos considerados obras primas e que se eternizaram como referência no cinema. Após a palestra, será exibido o curta “Era uma vez fitas, dvd´s e blue rays”, de Sander Hahn. O evento é aberto ao público e a entrada é franca. 

Colaboração: Novo Texto Comunicação