Esporte

Handebol para cadeirantes de Criciúma foca no Campeonato Nacional

Foto: Portal Satc

Foto: Portal Satc

Os dias ganharam um novo sentido para Rafael Bitencourt Neves, 32 anos. Hoje ele é um atleta. Rafael é um dos mais novos integrantes da equipe de handebol Judecri/FME de Criciúma/Satc de cadeirantes. “A vida estava muito parada depois do acidente. Estou gostando muito do esporte e quero me envolver mais”, ressalta.

Desde o início de outubro, Rafael treina com os 13 atletas do grupo. A equipe se prepara para um novo desafio, talvez o mais importante desde que o time de handebol para cadeirantes foi criado em 2009. No final de novembro, eles encaram o 7º Campeonato de Handebol para Cadeirantes. O evento, organizado pela Confederação Brasileira da modalidade, reúne equipes de oito estados em Foz do Iguaçu (PR) entre os dias 26 e 30 de novembro.

“É um desafio a mais. A conquista do título de campeão catarinense nos credenciou para o nacional e queremos estar presentes”, afirma o técnico Martinho Mrotskoski Neto. Para chegar até lá, o time precisa, além da dedicação constante, de apoio financeiro. “Estamos procurando parceiros para os custos da viagem e alimentação. Queremos que toda a equipe participe, os 14 atletas e os dois da comissão técnica”, afirma Martinho. Além dele, quem viaja com o grupo é o auxiliar Alexandre Ferreira Mendes.

Treinos intensos

O grupo que começou de maneira tímida em 2009 como forma de reintegrar homens e mulheres que passaram por situações traumáticas. Hoje, são 14 jogadores que se dedicam a dois treinos semanais. “O grupo está crescendo e a vontade de competir também. Por isso é fundamental que eles se sintam estimulados e permaneçam treinando”, ressalta Martinho.

Essa é a empolgação que não falta para Felipe Santiago Gregorine, 27, que já está no time desde 2010. “Quem vier treinar um dia vai querer vir sempre. Somos uma família. No começo, o foco era a integração, agora queremos crescer, competir e ir para o Brasileiro”, pondera Felipe.

Os treinos são realizados sempre às terças e quintas-feiras, a partir das 19h, no ginásio II da Satc. 

Com informações do Portal Satc