Turismo

Governo do Estado discute projeto de turismo na serra catarinense

Foto: Rosália Dors Pessato

Foto: Rosália Dors Pessato

Membros do Governo do Estado reuniram-se nessa quinta-feira (9), em Florianópolis, para discutir sobre o projeto de turismo na serra catarinense que inclui plano de ordenamento territorial e concessão de área pública na área do mirante da Serra do Rio do Rastro.

A secretária de desenvolvimento regional de São Joaquim, Solange Pagani avaliou o encontro: “Achei bem produtivo, a meu ver avançou bastante com encaminhamentos concretos do Estado”.

Representantes da Santur, Deinfra e SC Parcerias, além da prefeitura de Lauro Muller, conheceram os estudos feitos pela Secretaria de Planejamento para a região da serra. “É importante integrar os equipamentos turísticos com a paisagem e imprimir uma identidade única na região”, comentou a arquiteta Lilian Mendonça.

O secretário de Estado de Planejamento, Murilo Flores, acrescentou: “A equipe da Secretaria de Planejamento seguirá com os estudos na região para elaborar um plano de ordenamento territorial do entorno do mirante da Serra do Rio do Rastro. Nossa intenção é pensar a região como um todo para desenvolver ainda mais os potenciais turísticos”.

Por meio da Lei 16.531, de dezembro de 2014, o Governo do Estado pode conceder uma área de 16 mil metros quadrados localizada próxima aos peraus da Serra do Rio do Rastro, em Bom Jardim da Serra à iniciativa privada durante 30 anos. O local poderá contar com um complexo para a prática de turismo de aventura, observação da paisagem e educação ambiental.

O secretário de Agricultura e Turismo de Lauro Müller, Eliandro Bett Giongo, que participou do evento ressaltou: “Esse projeto é muito importante para Lauro Müller que tem desenvolvido diversas ações de turismo no município, principalmente o turismo de aventura”.

Colaboração: Rosália Dors Pessato