Esporte

Gol do lauromüllense Éder classifica a Itália para a próxima fase; Veja vídeo

Foto:AFP

Foto:AFP

Com um golaço do lauromüllense Éder, naturalizado italiano, a dois minutos do fim, a Itália garantiu a classificação antecipada às oitavas de final da Eurocopa ao derrotar a Suécia por 1 a 0, nesta sexta-feira (17), em Toulouse.

Revelado no Criciúma, o catarinense de 29 anos, que joga na Inter de Milão, decidiu a partida com uma grande jogada individual, ao deixar para trás três marcadores antes de acertar um lindo chute em curva da entrada da área.

Com o resultado, a Itália soma agora seis pontos e terminará, pelo menos, entre os dois primeiros colocados do Grupo E. Ainda conforme a AFP, Já a Suécia ficou perto da eliminação, com apenas um ponto.

Na última rodada, a equipe de Ibra encara a Bélgica, na próxima quarta-feira (22), em Nice, enquanto a Itália encerra sua participação na primeira fase contra a Irlanda, em Lille.

Éder e sua história

Nascido na cidade de Lauro Müller, em Santa Catarina, Éder foi revelado pelo Criciúma em 2005. Mesmo sem começar uma partida como titular no time catarinense, o jogador se transferiu para o Empoli-ITA no ano seguinte para iniciar sua carreira na Europa. Sua primeira temporada de destaque foi em 2008/2009, quando marcou 16 gols em 14 partidas disputadas pelo Frosinone na Série B italiana.

Conforme reportagem da Band, após retornar ao Empoli, Éder ainda foi emprestado ao Brescia antes de chegar ao Cesena. Jogando a primeira divisão ao lado de outros destaques atuais da seleção italiana, como o volante Parolo, o meia-atacante Giaccherini e meio-campista Candreva.

O atacante foi contratado pela Sampdoria mesmo com o rebaixamento na temporada 2011/2012, transferindo-se naquele verão. Os 49 gols marcados em 135 partidas pelo clube de Gênova chamaram a atenção de Antonio Conte, técnico da seleção italiana.

Pela Itália, Éder marcou 2 gols em 10 participações antes do início da Euro 2016. As convocações também despertaram o interesse da Internazionale, que contratou o brasileiro por empréstimo em janeiro deste ano. Na época, a equipe treinada por Roberto Mancini ainda brigava pela ponta do Campeonato Italiano.

Apesar de marcar apenas um gol desde que chegou ao time de Milão, Éder continuou sendo um dos homens de confiança de Antonio Conte. O técnico italiano escalou o brasileiro entre os titulares durante a preparação para esta Eurocopa e o manteve no início da competição.

Mesmo sem se destacar contra a Bélgica na estreia, o jogador permaneceu entre os 11 iniciais para fazer o gol da vitória na dura partida contra a Suécia.

Veja o gol no vídeo a seguir