Trânsito

Gelo oferece riscos de acidente na Serra do Rio do Rastro

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

A previsão de temperaturas negativas para as próximas noites e madrugadas requer uma atenção especial dos motoristas que utilizarem a SC-390, na Serra do Rio do Rastro, em Lauro Müller. A Polícia Militar Rodoviária – PMRv do mirante da serra prepara-se novamente para agir em uma possível formação de gelo nas partes mais altas. Ontem, a pista ficou fechada das 5 às 6 horas.

De acordo com o sargento Gean Carlos, durante os patrulhamentos, os policiais aplicam sal nos pontos com maior possibilidade de acumular gelo. “O sal tem a capacidade de abaixar o ponto de congelamento da água. Mesmo assim, temos uma quantidade limitada da substância, concentrada para usar nos pontos certos”, explica.

A PMRv recomenda que a velocidade em uma pista congelada fique entre 5 e 10 km/h. O condutor que trafegar pela serra, entre as madrugadas e até próximo das 10 horas nos dias mais frios, pode ser surpreendido pelo fenômeno. “É preciso atenção redobrada”, recomenda Gean Carlos.

Saídas de pista

O maior risco em uma pista congelada é a saída da estrada, segundo a PMRv. Ontem, no Planalto Norte, na SC-350, em Caçador, foram duas ocorrências registradas. Entre 7h30min e 8 horas, no mesmo local, os veículos deslizaram para fora da pista, o que resultou em ferimentos leves aos condutores e danos materiais. “Se com chuvas já há acidentes, com a formação de gelo na pista a probabilidade é muito maior”, avisa o sargento da PMRv. 

Monitoramento da pista é diário

Técnicos do Departamento Estadual de Infraestrutura – Deinfra voltaram ontem à Serra do Rio do Rastro, em Lauro Müller. Por enquanto, segundo o governo estadual, não há previsão de início das obras de contenção de pedras no local. A última proposta entregue ao Deinfra partiu da Defesa Civil, que sugeriu a colocação de telas de aço, baseando-se no que existe em rodovias orientais. Desde a última quinta-feira, a orientação é para a PMRv administrar o tráfego em caso de uma nova ameaça de deslizamentos. No mesmo dia, um acidente resultou na destruição de um Ford Ka vermelho, com placas de Braço do Norte, e um homem de 42 anos ferido.

Com informações do Jornal Notisul