Segurança

Gaeco prende suspeito por fraude em Imbituba

Foto: Willian Sabino/RBS TV

Foto: Willian Sabino/RBS TV

Dos 150 mandados de prisão preventiva expedidos em Santa Catarina, Rio de Janeiro e Paraná, um deles foi cumprido em Imbituba. A prisão preventiva aconteceu através do Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco), ontem, e faz parte da Operação Corte Seguro contra fraudes a seguradoras de veículos. 

Até o final da tarde de ontem, 104 pessoas haviam sido presas nos três Estados, sendo 52 em Santa Catarina, entre elas um homem em Imbituba, segundo o Ministério Público (MP). Os mandados de prisão preventiva e busca e apreensão foram requeridos pelo MP e expedidos pela 1ª Vara Criminal da Comarca de Joinville.

A Operação Corte Seguro ocorre após um ano de investigações do Gaeco de Joinville para apurar um esquema criminoso envolvendo várias etapas do chamado “golpe do seguro”. Um grupo de aliciadores do Rio de Janeiro contatava proprietários de veículos segurados naquele Estado, ou seus intermediários, e adquiria os veículos, que eram transportados para Santa Catarina.

Em solo catarinense, os veículos passavam a receptadores, representantes de estabelecimentos comerciais para serem desmontados, terem os sinais identificadores adulterados e as peças inseridas no mercado. Os proprietários dos veículos faziam falsas comunicações de roubo, com boletins de ocorrência fraudados.

De acordo com o Gaeco, o grupo, formado por aliciadores, proprietários de veículos e seus representantes, transportadores, empresários e auxiliares do segmento de autopeças, montou um esquema que envolveu a prática de diversos crimes. Entre eles estão a integração de organização criminosa, falsa comunicação de crime, furto, roubo, estelionato, receptação qualificada e adulteração de sinal identificador de veículo. Não foi informado ao Diário do Sul qual era o envolvimento no esquema do homem preso em Imbituba.

Com informações do Jornal Diário do Sul