Geral

FTC realiza teste para o transporte de universitários

Foto: Alexandra Cavaler

Foto: Alexandra Cavaler

O projeto de condução de estudantes às universidades em Criciúma por meio do transporte ferroviário teve seu primeiro teste realizado no fim da tarde de ontem (21). Neste primeiro momento o percurso de 10 km (entre Içara ao Bairro Pinheirinho) foi feito com a participação dos prefeitos de Içara e de Criciúma, Murialdo Canto Gastaldon e Márcio Búrigo, respectivamente, técnicos da Ferrovia Tereza Cristina (FTC) e da prefeitura e convidados.

A proposta foca a mobilidade urbana nas duas cidades. Para o transporte de passageiros, a FTC está realizando algumas adaptações de segurança e estudos, como custo operacional e o número de passageiros. “O número de passageiros será de 200 pessoas. Serão disponibilizados cinco vagões com capacidade para 40 passageiros cada um. Já o custo operacional e das passagens ainda estão sob análise”, explicou Abel Passagnelo Sergio, gerente de Manutenção da FTC.

O percurso entre os municípios, que de ônibus leva aproximadamente uma hora, foi feito em 25 minutos, reduzindo significativamente o tempo da viagem. Para a acadêmica de Comércio exterior da UNESC, Bruna Borguezan Budny, o tempo reduzido implica em não perder o início das aulas. “Sempre chego em sala de aula alguns minutos atrasada. Isso acontece por causa do congestionamento na SC. Esta proposta, além de uma novidade interessante, vai nos permitir acompanhar as aulas desde o seu início. Acredito que todos vão gostar muito”, avaliou.

“Este é o primeiro passo para iniciarmos um novo processo de mobilidade urbana entre as duas principais cidades da AMREC. Nossa expectativa é de que rapidamente o transporte de estudantes avance também para transporte de passageiros, pois a população precisa de alternativas que contribuam com a rapidez e segurança”, assinalou o prefeito de Içara, Murialdo Gastaldon.

Já o vice-prefeito de Içara, Sandro Serafin, declarou que este processo é uma volta ao passado, pensando no futuro. “Este meio de transporte foi muito utilizado no passado e agora volta como alternativa de um novo meio de ligação entre as duas cidades”, destacou. Para o prefeito de Criciúma, Marcio Burigo, a ação é uma das primeiras para atender a necessidade cada vez mais presente “de tratarmos os problemas da conurbação entre as cidades. Um grande exemplo do prefeito Murialdo”.   

A ideia neste primeiro momento é oferecer o transporte às 18h30min, com saída da linha férrea em frente à estação rodoviária de Içara e parada próxima à Satc. A volta será entre 22h e 22h30min, horário de encerramento das aulas.

A proposta, que tem alguns detalhes para a segurança dos passageiros efetivados ou em andamento, deve ter o primeiro teste com os alunos interessados na segunda quinzena de setembro, mas o transporte deve iniciar efetivamente no primeiro semestre de 2015, pois de acordo com técnicos da FTC os trâmites burocráticos, que envolvem todo o processo, dependem do Governo Federal.

Atualmente o Governo de Içara, por meio da Secretaria de Educação, Ciência e Tecnologia, disponibiliza seis ônibus que fazem o traslado dos universitários para a Unesc, Satc e Esucri. O custo para o transporte é a segunda maior despesa da prefeitura, conforme o prefeito Murialdo.

Colaboração: Alexandra Cavaler