Geral

Forquilhinha realiza seminário nacional de políticas públicas para primeira infância

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

Base para todas as aprendizagens humanas, a primeira infância é determinante na vida de uma pessoa. A qualidade de vida de uma criança entre o nascimento e os seis anos de idade, pode determinar seu futuro, o desenvolvimento de suas habilidades físicas e sociais. Esta tão importante fase será tema do “1º Seminário Nacional de Políticas Públicas para a Primeira Infância – Um Tributo a Zilda Arns” no dia 25 de abril, em Forquilhinha, Santa Catarina.

O evento é uma realização do Governo de Forquilhinha, Secretaria Municipal de Ação Social e Conselho de Direito de Forquilhinha com apoio do Unicef e Pastoral Nacional da Criança. Forquilhinha foi escolhida como sede do evento por ser a terra natal da Dra. Zilda Arns.

A ideia do seminário surgiu da iniciativa de manter viva a memória da Dra. Zilda Arns, já que ela foi uma das maiores promotoras dos direitos da criança e do adolescente. “O seminário é uma forma de valorizar estas pessoas que trabalham com o tema, fomentar as iniciativas existentes e criar novas”, afirma a Secretária de Ação Social de Forquilhinha Lilian Arns Topanotti.

A programação inclui um ciclo de palestras com a presidente do Conselho Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente (Conanda), Miriam Maria dos Santos, com o consultor da Unicef Benedito Rodrigues dos Santos e com o Deputado Osmar Terra da Frente Parlamentar para a Primeira Infância.

Também serão realizadas três oficinas com os temas “Trabalho Comunitário”, com Clóvis Boufler da Pastoral Nacional da Criança e Vânia Lucia Ferreira Leite também da Pastoral, “Educação Infantil” com Carolina Drugg da Rede Nacional Primeira infância e Benedito Rodrigues do Unicef, e “Disciplina Positiva” com Angélica Goulart da Rede Não Bata Eduque e Miriam Maria dos Santos, presidente do Conanda.

A programação completa e inscrições para as oficinas podem ser feitas no sitewww.forquilhinha.sc.gov.brno banner do evento, no canto direito do site. O evento está marcado para os dias 24 e 25 de abril no Hotel Oma Zita.

Evento terá entrega da Medalha Dra. Zilda Arns

Forquilhinha será palco da realização da segunda edição da medalha “Zilda Arns Neumann”, a maior honraria concedida pelo município de Forquilhinha a pessoas e entidades que desenvolvem reconhecido trabalho humanitário. A entrega da premiação está agendada para o dia 24 de abril em Forquilhinha, no Hotel Oma Zita. Este ano, a Administração Municipal ganhou a importante parceria do Unicef e Pastoral Nacional da Criança.

Serão homenageados com a medalha este ano:

– Conanda

– Rede Nacional Primeira Infância

– Rede Não Bata Eduque

– Frente Parlamentar para a Primeira Infância

– Miriam Hoepers

– Promotor Gabriel Ricardo Zanon Meyer

– Secretário de Estado de Habitação e Assistência Social de SC João José Cândido da Silva (in memoriam)

– Irmãs Escolares de Nossa Senhora

– Abadeus

– Instituto Guga Kuerten

Dra. Zilda Arns – Ícone mundial de ajuda humanitária e símbolo de eficiência no combate a fome e a miséria e na luta pela vida, a forquilhinhense Zilda Arns Neumann recebe de sua terra natal a mais alta reverencia que pode ser concedida por um município. Foi instituída, através de lei municipal, a medalha “Zilda Arns Neumann”, como maior honraria concedida pelo município de Forquilhinha a pessoas e entidades que desenvolvam reconhecido trabalho humanitário.

O desejo é manter tal exemplo através da homenagem para pessoas que se destacam pelo trabalho com crianças, adolescentes e idosos.

Primeiras medalhas – Foram entregues em 2013 para seis pessoas e entidades. De Forquilhinha, Idair Minatto Warmling, mais conhecida como Nega, falecida em 2012. Ela prestou serviços com crianças na Pastoral da Criança, Colégio Sagrada Família e comunidade em geral. A Associação da Terceira Idade de Forquilhinha pelo trabalho com idosos também recebeu a honraria. Regionalmente, o Bairro da Juventude também foi homenageado, assim como a Irmã Hilda Arns pela fundação da Pastoral da Criança no Estado de Santa Catarina, que aconteceu em Forquilhinha.

A medalha também foi entregue para a Unicef, através do seu assessor Benedito Rodrigues, autor de mais de 30 livros, relator do Estatuto da Criança e do Adolescente no Brasil. O homenageado de honra foi a Pastoral da Criança, representada pelo coordenador internacional, Dr. Nelson Arns Neumann, filho da Dra. Zilda Arns Neumann, que veio pessoalmente receber o prêmio.

Cada homenageado recebeu uma medalha e um certificado em aço escovado. A medalha possui a esfinge da Dra. Zilda Arns Neumann e as inscrições “Dra. Zilda Arns Neumann – Doutora em Humanidade”.