Economia

Festas dos sonhos: mercado está aquecido

Foto: Divulgação/Notisul

Foto: Divulgação/Notisul

É raro a mãe que não sonha em dar uma festa de princesa nos 15 anos da filha ou escolher a melhor decoração da cidade para celebrar o primeiro aninho do filho. Este mercado cresceu consideravelmente nos últimos anos, profissionalizou-se e, consequentemente, passou a movimentar mais a economia.

Cada família faz o que o orçamento permite. Quanto mais profissionais envolvidos, maior o investimento. Os gastos dependem do tamanho do sonho. Afinal, tem os doces, salgados, bolo, decoração, lembrancinhas, fotos, brinquedos, banda… A lista de opções é bastante extensa.

As irmãs Ana Claudia e Mariana Martins Damasio, de Gravatal, investiram neste nicho promissor e tem mês que são contratadas para eventos todos os sábados e domingos. Elas tornaram-se cake designers, fazem bolos e doces personalizados. "Nunca fizemos nenhum curso. Aprendemos trabalhando mesmo. Pesquisamos bastante e, quando não dá certo, fizemos de novo até ficar bom", conta Ana Claudia, que vem de família de proprietários de padaria.

Muitos profissionais deste ramo são contratados em uma espécie de 'pacote'. O decorador indica a doceira, que sugere o fotógrafo, que conhece um bom músico, e assim por diante. "Tem decoradora que indica nosso trabalho porque um bolo e doces bem feitos ajudam a deixar a decoração mais bonita", relata Ana Claudia.

Existem também profissionais e espaços que oferecem praticamente tudo. Assim, quem promove a festa tem todos os serviços à disposição sem precisar correr atrás. Foi o que procurou o casal tubaronense Patrik e Suelem Pickler.

Conforme o Jornal Notisul, moradores de Londres, na Inglaterra, eles resolveram fazer a festa de 1 ano do filho Hugo na cidade natal e optaram por alugar um espaço que já oferecesse decoração. "Não teríamos tempo para organizar tudo e assim ficou bem mais fácil", resume Suelem.