A prefeitura de Cocal do Sul por meio da secretaria de Agricultura em parceria com a Epagri abriu nesta terça-feira, 26, a 4ª edição da Feira do Peixe Vivo. O evento já atrai pessoas de municípios vizinhos para a cidade. O aposentado Carlos Sartor veio de Morro da Fumaça e participa pela primeira vez do evento. “Estou levando quase quatro quilos de peixe. O produto é fresquinho e bom para o consumo, principalmente para essa semana da quaresma”, afirma.
Três tanques cheios de carpa, tilápia e traira chamam a atenção da comunidade que aproveita para comercializar. Para o coordenador da Feira, Valdir Alano a expectativa é superar as vendas do ano passado. “Em 2012 nós vedemos 1.050 quilos, esse ano queremos chegar a 1,2 mil. Essa é uma iniciativa que vem dando certo no município e que nos deixa cada vez mais motivados”, destaca o produtor.
Para o prefeito, Ademir Magagin está é uma oportunidade para os criadores comercializarem seu produto. “É um incentivo, uma forma de fortalecer o agricultor e fomentar essa cultura para que possamos ter em breve um forte comércio de peixe no município”, ressalta.
Hoje, o município conta com 30 produtores de peixe, desses seis estão envolvidos com a Feira. O quilo do peixe está sendo vendido a R$ 6,00. Alguns chegam a pesar até 10 quilos. A Feira do Peixe vai até quarta-feira (27). Ela acontece nas dependências da Feira Livre, ao lado da Prefeitura, das 10h às 15h.
Maria Luiza Da Rolt/Imprensa Prefeitura de Cocal do Sul