Geral

Feira da Inovação da Unesc reúne soluções para diferentes áreas do conhecimento

O paulista Jonas Esteves, morador de Criciúma há mais de 10 anos, sempre gostou de Artes. Mas também era apaixonado por Eletrônica. Na infância desmanchava os carrinhos de controle para analisar as peças e criar outras formas. Quando adulto resolveu juntar as duas paixões e dar início a um trabalho diferente e inusitado. “Crio obras unindo as duas áreas. Já participei de exposições e fui premiado em algumas delas. Agora me preparo para fazer parte da Feira da Inovação da Unesc (Universidade do Extremo Sul Catarinense) e mostrar à região as possibilidades que a Arte e a Eletrônica proporcionam quando juntas”, conta Esteves.

Entre as obras criadas pelo artista, destaca-se o Robô de Companhia. Desenhado em 2010 e construído no ano passado, o robozinho possui funções básicas de deslocamento e exploração do ambiente em que está inserido. “Ele tem comportamento próprio. Fica andando pela casa, para e volta a se locomover. Tem a intenção de ser um companheiro, principalmente para quem fica sozinho dentro de casa”, aponta, ao lembrar que o robô ainda receberá melhorias. “Eu o criei e agora o aperfeiçoarei”, pondera.

A obra de Esteves é apenas um exemplo dos trabalhos que podem ser inscritos na Feira da Inovação, que ocorre entre 20 e 24 de outubro, na Unesc, paralelo à 5ª Semana da Ciência e Tecnologia. Durante o evento serão apresentadas soluções inovadoras para diferentes áreas do conhecimento. O intuito, de acordo com a assessora acadêmica da Pró-Reitoria de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão da Universidade, Gisele Silveira Coelho Lopes, é de estimular ainda mais a criatividade dos artistas, colaboradores, professores, estudantes e empresas da região.

De acordo com ela, qualquer tipo de inovação será muito bem-vinda. “Se a pessoa transformou algo, aprimorou um objeto, promoveu a melhoria de algum equipamento, por exemplo, pode participar tranquilamente do projeto. Se ela pinta quadros e elaborou uma nova textura ou tom, desenvolveu soluções para pessoas portadoras de necessidades especiais, melhorou algum processo em uma empresa, uma metodologia diferente de ensino ou reutilizou materiais que antes iam para o lixo, isso é perfeito para aquilo que propomos”, conta Gisele.

Conforme ela, a participação no evento é praticamente ilimitada. “Inovação vai muito além daquilo que normalmente as pessoas imaginam. São coisas criadas ou melhoradas e que, muitas vezes, ficam dentro da casa das pessoas e não têm a oportunidade de serem expostas. Esta é a chance  dos sul catarinenses mostrar que são, sim, muito criativos e que têm capacidade de fazer coisas fantásticas”, avalia Gisele.

Inovar com sustentabilidade

Um foco bastante interessante é o tema sustentabilidade. Aquelas pessoas que reutilizam materiais que anteriormente eram descartados, reciclam lixo, criam peças com entulhos são verdadeiros expoentes de inovação sustentável. “Além de dar nova forma às peças, elas estarão ajudando a preservar o meio ambiente. Evitam que o material vá para o lixo, além de embelezar o local em que a obra será inserida”, conta a assessora.

Inscrições já estão abertas

As inscrições para a Feira já estão abertas e vão até o dia 19 de setembro. Os participantes podem se inscrever em quatro categorias, sendo elas: “Acadêmicos e professores da Unesc, e outras universidades”; “Alunos e professores das escolas de ensino fundamental, médio e cursos técnicos”; “Comunidade em geral”, e “Colaboradores das empresas da região de Criciúma”.

Os classificados de cada categoria receberão como premiação um tablet (para o primeiro lugar), uma medalha de honra ao mérito, um certificado de participação, a divulgação do projeto em uma revista online da Universidade e um troféu (primeiro, segundo e terceiro lugar). Entre as soluções inovadoras destacam-se novidades ou melhoramentos em dispositivos, componentes ou equipamentos, substituição de materiais ou componentes, facilidades de uso, práticas pedagógicas, metodologias para o cuidado da saúde, processos ou métodos de fabricação. Para os interessados, o edital completo está disponível no site www.unesc.net.

Colaboração: Samira Pereira/Ápice Comunicação

[soliloquy id=”84299″]