Saúde

Faltam vacinas na Amurel

Foto: Divulgação / DS

Foto: Divulgação / DS

No sábado foi o Dia D da vacinação contra a gripe em Santa Catarina. Nem todas as pessoas que buscaram os postos de saúde para se imunizar, porém, conseguiram tomar a dose, que faltou em algumas localidades.

Em Tubarão, o estoque de vacinas terminou antes das 17h, encerrando a ação antes do previsto, mas algumas unidades tiveram mais problemas. Na unidade de saúde do São Luiz, por exemplo, uma moradora que faz parte do grupo de risco e foi buscar a vacinação conta que não conseguiu. 

“Fui pela manhã e tinha terminado o estoque, mas me disseram que ia chegar mais. Eu fui de tarde, então, e me falaram que havia chegado mais, mas acabara novamente. Se era o dia da vacinação, como pode a vacina acabar assim? Espero que eu consiga tomar esta semana”, diz a moradora, que preferiu não se identificar. 

Conforme a prefeitura de Tubarão, desde o início da campanha (no dia 25) as unidades de saúde têm permanecido lotadas com a procura pela dose. “Devido a esta grande movimentação, as vacinas que estavam em estoque acabaram ainda no período da manhã deste sábado. Com todas as doses aplicadas, as unidades de saúde finalizaram a ação antes das 17h. O novo repasse será realizado novamente ao longo da semana. A previsão é que cada unidade básica de saúde (UBS) volte a realizar aplicações nesta terça-feira, com a chegada de novas quantias da vacina”, comunicou o órgão através do site. 

A vacinação segue até o dia 20 de maio, em todas as unidades básicas de saúde. No município de Tubarão, mais de 33 mil pessoas podem receber a dose. Desse grupo, cerca de 8 mil pessoas já estão imunizadas, conforme a PMT.

Em Imbituba, também ocorreu falta de vacinas. Ainda no período da manhã, a prefeitura informou que o órgão havia recebido a informação de que todo o Estado de Santa Catarina estaria sem vacinas contra a gripe. 

“As doses que haviam sido disponibilizadas para a campanha e para o Dia D foram suficientes para atingir 50% da meta de imunização aos grupos de risco definida pelo Ministério da Saúde, o que representa em Imbituba que já foram vacinadas 7 mil pessoas. As vacinas que seriam entregues hoje (sábado) às 7h para o Dia D não vieram, impossibilitando a realização do mutirão. O município continua aguardando o repasse para dar continuidade à campanha de vacinação”, comunicou a prefeitura.

Pescaria Brava também emitiu comunicado informando que, em virtude de o Ministério da Saúde não ter repassado ao município a quantidade de doses necessárias para a imunização dos grupos prioritários, apenas o posto de saúde da localidade de Barreiros estaria aberto para vacinação, no sábado.

Com informações do site Diário do Sul