Geral

Falta de efetivo paralisa trabalhos do Samu emTubarão

Foto: Jornal Notisul

Foto: Jornal Notisul

Há cerca de 15 dias, duas ambulâncias do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) estão paradas no pátio do Corpo de Bombeiros de Tubarão. A situação ocorre, pelo menos, durante o período diurno. As Unidades de Suporte Básico (USB) são de responsabilidade da prefeitura. Conforme o jornal Notisul, a falta de efetivo seria a causa da interrupção parcial do trabalho.

De acordo com o comandante da 1ª Companhia do Corpo de Bombeiros de Tubarão, Gustavo Macedo Campo, a situação é frequente e tem prejudicado o trabalho da corporação. Já que, com a falta dos técnicos de enfermagem do Samu, boa parte do trabalho recai sobre a corporação da Cidade Azul.

“Existe um acúmulo de trabalho, afinal de contas, o serviço clínico, que é de responsabilidade do Samu, é mais intenso que o atendimento de trauma, que é o nosso trabalho. Tem dias que temos que atender até três ocorrências simultaneamente”, disse o comandante Gustavo.

Por meio de um convênio entre a prefeitura e o governo estadual, ficou acertado que a gestão das Unidades de Suporte Básico, que são compostas por técnicos de enfermagem, é de responsabilidade do município. Só as Unidades de Suporte Avançadas (USA), que tem médicos de plantão, são de responsabilidade do governo do estado.

Com relação às ambulâncias paradas no pátio dos bombeiros, os representantes da Fundação Municipal de Saúde informaram que a situação foi regularizada esta semana, com a reorganização dos servidores que pertencem ao quadro dedicado ao Samu, sem afetar o atendimento prestado à população. Ao todo, três funcionários estão afastados por licença médica.