Esporte

Evento marca batizado e entrega de cordões a alunos de capoeira, em Orleans

Foi realizado, na noite dessa quinta-feira (13), o evento integrador do Grupo Cordão de Ouro, na sede do ProArt, em Orleans. O evento teve como objetivo formalizar o batizado e a entrega dos cordões aos alunos de capoeira do ProArt e dos Centros de Referência da Assistência Social – CRAS de Orleans e de Lauro Müller, sob a orientação do monitor Bruno Eitchenberg, mais conhecido como Multidão.

O evento contou com capoeiristas de diversos estados do Brasil. Na oportunidade, o público pode apreciar também a dança do Maculelê. Trata-se de uma manifestação cultural oriunda da cidade de Santo Amaro da Purificação, na Bahia, berço também da Capoeira. É uma expressão teatral e conta, através da dança e de cânticos, a lenda de um jovem guerreiro, que, sozinho, conseguiu defender sua tribo da tribo rival usando apenas dois pedaços de pau, tornando-se o herói da tribo.

Em seguida, foi realizado o batizado dos novos alunos de capoeira e a troca de cordões, conforme a graduação e desempenho de cada aluno. Para finalizar o evento, foi realizada uma grande roda de capoeira, na qual mestres, contramestres e alunos se revezavam em clima de festa e harmonia. O gestor cultural do ProArt, Marcelo da Silva Lole, falou sobre a importância da realização.

“A cultura em seu universo artístico e social, desde seu surgimento, trouxe aos povos uma maneira diferente de se manifestarem. Hoje, é aprimorada e repassada de geração para geração. Dessa forma, a cultura vem sendo ferramenta fundamental na transformação cotidiana da educação do ser humano na sociedade bem como na preservação e valorização do seu saber fazer”, afirmou.

O Centro Sociocultural ProArt é uma iniciativa do empresário Francisco Zomer. Ela conta com o aval do Poder Legislativo de Orleans, aporte financeiro da Prefeitura Municipal de Orleans e das empresas Plaszom, apoio do Lions Clube de Orleans e administração do Instituto Francesco Zomer. A realização do programa tem como objetivo proporcionar mais qualidade de vida às famílias participantes.

Atualmente, o ProArt beneficia mais de 470 famílias. O projeto está instalado no Centreventos Galliano Zomer desde 2006 e tem como missão integrar e valorizar o ser humano. O curso de capoeira faz parte do mosaico de cursos existentes no ProArt de Orleans, juntamente com os de música, danças, artesanato, informática e teatro, além do acesso à biblioteca pública.

[soliloquy id=”194662″]