Política

Estado em que se encontram as pontes de Orleans foi discutido na Câmara de Vereadores

Foto: Arquivo Sul in Foco

Foto: Arquivo Sul in Foco

A má condição das pontes das localidades de Orleans foi tema da sessão ordinária da Câmara de Vereadores na noite de ontem, dia 18. Em ofício, 2º tenente, comandante do 3º Pelotão de Bombeiros Militar, de Orleans, Renan Silvério da Rosa Fernandes afirmou que após inspeção visual foi constatado que as pontes em geral de Orleans estão em estado precário, com irregularidades como tábuas soltas, frestas e estruturas de sustentação e madeiras podres.

Com isso, Fernandes pediu para que poder público municipal inspecione o local, por intermédio de um engenheiro civil, para desencadear medidas preventivas de segurança, já que o Corpo de Bombeiros não possui autoridade técnica legal para oferecer um parecer estrutural das pontes.

Aproveitando a oportunidade, o vereador Antonio Dias André, o Dão, utilizou a tribuna para solicitar que fosse reforçada a segurança da ponte do Rio Laranjeiras, para que crianças possam atravessar sem correr risco.

"Não estamos falando da precariedade total da ponte, mas para que se coloque ao menos fio a mais para que não caiba uma criança no intervalo entre um fio e outro, evitando assim que alguém caia no rio. Essa é a nossa preocupação, o zelo com nosso povo", disse.

Na ocasião, foi aprovada por unanimidade a inclusão das emendas parlamentares aditivas como parte integrante do projeto de lei nº 42/2014, que dispõe das diretrizes orçamentárias para o exercício 2015 e dá outras providências.

Dentre as emendas estão a construção de três pontes de arame, a construção de maternidade municipal junto às instalações da Fundação Hospital Santa Otília, a construção de ponte baixas nas localidades do Rio Belo e Rio Laranjeiras, recurso para aplicação no Proart e a pavimentação asfáltica da estrada geral Rio Pinheiros Baixo.

Os vereadores aprovaram também o repasse de recursos para custear a despesa dos atletas que irão participar dos jogos abertos de Santa Catarina, na cidade de Itajaí e de um atleta que irá participar da corrida de São Silvestre na cidade de São Paulo.

Dão foi um dos mais satisfeitos com a aprovação. “Não só como vereador, mas como professor de educação física, eu não podia deixar passar em branco esse espaço e dizer que é uma representatividade muito forte para o município quando se dá apoio para os atletas para que saia de dentro da sede e vá para outros cantos do estado", afirmou.

Foi requerida também a presença da Secretária da Saúde Ana Zomer na próxima sessão para prestar esclarecimentos sobre questões pertinentes à gestão da secretaria A sessão iniciou uma hora antes. Após o término, os vereadores estiveram presentes na inauguração das novas instalações da agência da Caixa Econômica Federal de Orleans.