A Jaguaruna Saneamento, empresa do Grupo Atlantis Saneamento, inaugurou oficialmente nesta sexta-feira, 28, a nova Estação de Tratamento de Água Parque dos Butiás, que proporciona desde dezembro uma ampliação em mais de 100% da capacidade de produção de água tratada nos balneários Camacho e Garopaba do Sul. Interligada à rede, a estrutura trata 240 mil litros por hora, o que significa um aumento de dois milhões de litros por dia no fornecimento de água à população. Serão beneficiadas mais de quatro mil pessoas, número que salta para cerca de 50 mil na alta temporada.
O evento teve a presença do prefeito de Jaguaruna, Edenilson Montini da Costa, do vice-prefeito Francisco Elpídio Souza, dos vereadores Dejair Sttup, Mário Goulart Ferreira, Joelma Miranda Cruz, José Gonçalves Guimarães e Geraldo Garcia (presidente da Câmara), além de Gelson Bento, vereador de Tubarão; Celso Heidemann, diretor da Associação de Municípios da Região de Laguna – Amurel; Gilberto Costa, diretor do Samae, do deputado federal Edinho Bez e do subtenente Aquilson, do Corpo de Bombeiros, entre outras lideranças políticas da região, representantes da comunidade, de empresas parceiras e colaboradores da Jaguaruna e da Atlantis Saneamento. Durante a inauguração, houve diversas homenagens a funcionários e outras personalidades importantes na história do grupo empresarial.
Com a ETA Parque dos Butiás a água tratada chega com regularidade a todos os usuários dos dois balneários, principalmente às regiões que antes sofriam com a intermitência e má qualidade da água no abastecimento. De acordo com a Jaguaruna Saneamento, a população agora recebe na torneira uma água com qualidade similar à mineral. “Esta obra significa qualidade de vida para as pessoas”, resumiu Anderson Botega, diretor da Jaguaruna e da Atlantis Saneamento.
Durante muitos anos as comunidades não sabiam a hora que a água chegaria às suas residências. Em outros anos, no verão, era comum o consumo de água da lagoa, sem filtração. A entrada em funcionamento da ETA Parque dos Butiás garantiu o abastecimento diário e no último verão o problema de falta de água foi resolvido.
Desde que assumiu os serviços, em março de 2016, a Jaguaruna Saneamento já investiu mais de R$ 4,5 milhões no sistema de abastecimento dos dois balneários. A concessionária planeja prosseguir com o processo de modernização dos sistemas e realizar outras manutenções de forma gradativa. O compromisso da empresa é levar água tratada com qualidade e regularidade a toda a área urbana e iniciar os investimentos em coleta e tratamento de esgoto até 2020.
Colaboração: Cláudio Schuster/Assessoria de Imprensa