Economia

Especialista aponta importância da utilização do Instagram para o mercado

Rede social é considerada a melhor ferramenta para o futuro

Foto: Mariana Noronha / Comunicação Digital Shark

Foto: Mariana Noronha / Comunicação Digital Shark

Com o fim do Orkut todos já sabem que um dia o Facebook poderá ter o mesmo destino. Apesar da rede social ainda ser uma das mais utilizadas, já está em evidência sua substituição: o Instagram. De acordo com especialistas, essa é a rede social do futuro. Lançado em outubro de 2010, e adquirido recentemente pelo Facebook, o Instagram tem tudo para crescer ainda mais. 

Conforme o especialista em Marketing Digital, André Borges, da empresa Digital Shark, com o avanço das tecnologias os jovens estão cada vez mais integrados às ferramentas online, e já consideram o Facebook, por exemplo, uma rede social ultrapassada. "Atualmente os adolescentes já estão deixando de lado o Facebook e ficando a maior parte do tempo no Instagram e WhatsApp, já usam o Facebook como redes social do passado. Muito disso vem também da grande crescente da tecnologia em celulares e aplicativos que facilitam o contato com as pessoas via internet, fotos de maior qualidade e etc", explica. 

Hoje em dia para que uma empresa seja bem sucedida, e alcance diretamente o seu público alvo, conforme Borges, é essencial apostar no Marketing Online. Dentro dessa estratégia está o monitoramento das redes sociais, assim como a criação de uma fanpage no Facebook se tornou o básico, apostar na criação de uma conta no Instagram pode ser o diferencial. O Instagram é uma das aplicações de partilha de fotografias e vídeos com mais sucesso no mundo. Para ter noção, a plataforma conta com mais de 200 milhões de utilizadores. Permite apresentar os produtos ou serviços de forma criativa; pode apresentar imagens reais da loja ou empresa; partilhar com os  seguidores as últimas promoções ou ofertas; e utilizar sempre as populares e importantes hashtags", ressalta. 

Como ter um Instagram bem sucedido?

O objetivo da rede é compartilhar fotos e vídeos de até 15 segundos, exclusivamente mobile, seguindo a mesma linha do WhatsApp. Segundo o especialista, para se destacar é preciso ter o máximo de seguidores. "Diferente do Facebook, no Instagram todas as publicações aparecerão para seus potenciais clientes. O que isso quer dizer? Muito mais chances de curtidas, comentários e frases de carinhos do cliente querendo comprar/adquirir o produto ou serviço", aponta Borges. 

A dica do especialista para se ter seguidores é buscar seguir pessoas que compartilhas, curtem e comentem em páginas e perfis do mesmo seguimento. "O Instagram é uma rede social que mais trás engajamento até o momento no mundo, as fotos por si só chamam a atenção dos usuários e aumentam número de seguidores a todo instante. Seguindo muitas pessoas, você automaticamente é seguido novamente de volta por muitos deles, mas claro, não adianta você seguir qualquer um, o legal é: Se você por exemplo tem uma loja de roupas, deve procurar todas as pessoas que compartilham, curtem e comentam em roupas no mundo do Instagram", acrescenta. 

Colaboração: Mariana Noronha / Comunicação Digital Shark