Geral

Equipe do Samu realiza parto em residência em Orleans

Foto: Ariel Rodrigues/Sul in Foco

Foto: Ariel Rodrigues/Sul in Foco

Na manhã desta segunda-feira (28), dois plantonistas do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) de Orleans atenderam uma ocorrência que ficará guardada na memória dos profissionais para sempre. A equipe realizou um parto de uma gestante, durante atendimento em sua residência. A mãe Morgana Boeing, de 22 anos, já estava em trabalho de parto quando a equipe de socorristas chegou. Sem tempo para conduzi-la ao hospital a equipe agiu rapidamente e auxiliou a mãe dar à luz a filha. A ocorrência que durou cerca de 20 minutos e foi bem sucedida. Após vir ao mundo, a menina Camilly Boeing Luiz, junto da mãe, foi encaminhada até a Fundação Hospitalar Santa Otília.

De acordo com o técnico em enfermagem e socorrista, Suandre Machado, 33 anos, este foi o primeiro parto realizado pelo Samu em quatro anos em operação no município. “Fomos acionados pela central e nos deslocamos até a residência da família. Na casa estavam a gestante, seu marido e uma vizinha. Com o kit de socorro, todos os procedimentos foram realizados com sucesso. Ela já estava deitada em uma posição adequada para a realização do parto” relatou o técnico, mencionando que além da dupla de profissionais, a vizinha os auxiliou no parto do bebê.

Preparado à qualquer tipo de situação, Suandre relembra emocionado a experiência de trazer uma nova vida ao mundo. “Geralmente nos deparamos com pessoas acidentadas, vítimas de acidente de trânsito, acidentes domésticos ou no trabalho. Porém, ajudar uma mãe a trazer de seu ventre uma criança, isso é incrível. Fiquei muito emocionado, mas me contive e agi com profissionalismo o tempo todo. Somada as inúmeras ocorrências já vividas, me sinto realizado de todas as formas”, revela Suandre.

Para o condutor socorrista, Michel Alberton, de 41 anos, o deslocamento até o Loteamento João Paulo II, teve um sentimento diferente de qualquer outro sentido pelo profissional. “É gratificante atender um caso como este. Uma experiência única e que não tem preço. Ao fim do nosso trabalho, senti um alívio e uma felicidade indescritível em ajudar a mãe e o bebê e trazer alegria para todos da família Boeing”, destacou Michel.

A ocorrência foi registrada às 7h50min desta segunda-feira e foi encerrada por volta das 8h20min até o encaminhamento ao hospital.

Segundo o pai do bebê, Daniel Borges Luiz, 22 anos, Camilly nasceu com 3.900kg e 53 cm. Ela e a mãe passam bem.