Economia

Equipamentos facilitam a criação de peixes em Orleans

Os produtores de peixes cadastrados na Associação de Piscicultures de Orleans ainda comemoram os equipamentos conquistados por meio de emenda parlamentar do deputado federal Jorge Boeira. Oito alimentadores automáticos, dez aeradores, uma esteira transportadora, três caixas para transportes de peixes, duas redes para captura de peixes e uma balança, foram adquiridas no mês de maio e estão sendo revezadas pelos 14 piscicultores.

O engenheiro agrônomo da Secretaria Municipal de Agricultura de Orleans, Raphael Nieiro, visitou na tarde dessa quarta-feira (29), em Serrarias, a propriedade do piscicultor Alisson de Souza. Com cinco açudes em funcionamento, o proprietário conta com o auxílio de cinco aeradores automáticos, utilizados para oxigenar a água para os alevinos.

Em seu segundo ano de atividade, o produtor conta que os equipamentos facilitam a criação dos peixes. “É um aerador automático. Então, ele funciona aproximadamente 12 horas por dia. Neste mesmo espaço eu dobrei a criação de peixe devido ao aerador que proporciona maior oxigenação. Consequentemente, terei uma produção maior em 2016”, destaca Alisson. A expectativa é produzir cerca de sete toneladas de peixes em abril do próximo ano.

Segundo o engenheiro agrônomo, os equipamentos são necessários para uma produção com uma maior densidade de peixes por área. Os equipamentos auxiliam os piscicultores em suas áreas de cultivo. “Sabemos que para criar peixes no sistema intensivo os investimento são altos e estes equipamentos não são baratos. Então, os maquinários chegaram em boa hora e fortalecem ainda mais a piscicultura de Orleans. A Secretaria de Agricultura é parceira da associação e já distribuiu este ano mais de R$ 20 mil em alevinos”, afirma Nieiro.

Controle dos borrachudos

O município de Orleans é referência no Estado em relação ao trabalho desenvolvido no controle integrado de larvas do mosquito borrachudo. Ao fazer a solicitação no apoio a aquisição do Larvicida Biológico – BTI, utilizado para o combate aos insetos, o Governo do Estado direcionou 100 litros do produto para a aplicação nas comunidades. Em breve, a Secretaria de Agricultura fará o fracionamento e distribuição aos líderes comunitários para aplicação. Uma nova aplicação do BTI está prevista para o fim de agosto ou início de setembro.

Colaboração: Ariel Rodrigues / Comunicação Prefeitura de Orleans

[soliloquy id=”138219″]