Geral

Encontro trabalha ações na erradicação do trabalho infantil em Içara

Foto: Ascom Içara

Foto: Ascom Içara

O Programa de Erradicação do Trabalho Infantil foi tema de encontro na tarde desta quarta-feira com as agentes de saúde, técnicos e facilitadores do Centro de Referência da Assistência Social (Creas) de Esplanada. Ações estratégicas serão promovidas na busca de identificar casos na região e de se trabalhar a conscientização do problema.

Com a participação do prefeito Murialdo Canto Gastaldon, o encontro foi conduzido pela técnica do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil do Creas de Içara, Rita de Cassia Jaques. Conforme ela, em 2010 o IBGE apontou 626 casos de trabalho infantil no município. crianças e adolescentes trabalhando em olarias, na plantação de fumo, entre outros serviços.

“O Programa tem como foco a mobilização de ações para a erradicação do trabalho infantil. Hoje no Creas são atendidos 13 casos. A maioria do sexo masculino. Há adolescentes que desde os sete anos já trabalham. A criança tem que estudar, brincar, caso contrário, é interrompido seu ciclo de vida. Elas têm seus deveres, mas também possuem direitos que devem ser respeitados”, aponta Rita que acentua “As agentes de saúde e os facilitadores do Cras serão o canal entre as famílias. A Organização Internacional do Trabalho (OIT) pretende até 2020 erradicar o trabalho infantil”.

Murialdo parabenizou o trabalho e incentivou os profissionais. “Criança deve viver como criança. Democratização! Vocês (agentes de saúde e facilitadores) serão por muitos mal compreendidos, mas façam o máximo por elas, para que tenham o direito de serem crianças”, disse. “A criança que trabalha tem seu direito violado. A maioria vem acompanhada da evasão escolar, problemas físicos e psicológicos”, aponta a coordenadora do Creas, Priscila Fernandes.

Aos casos com necessidade de acompanhamento, o Creas oferece atendimento de profissionais, como psicólogos e pedagogos. O Programa conta ainda com o apoio da Secretaria Municipal de Saúde. No último dia 16, Rita também realizou palestra com as crianças e adolescentes da Escola Estadual Antônio Colonetti visando à informação das crianças e adolescentes de seus deveres e direitos enquanto cidadãos.

Colaboração: Assessoria de Comunicação PMI