Economia

Empresas Rio Deserto recebem prêmio por destaque ambiental

As empresas Rio Deserto receberam o Certificado de Destaque Ambiental – Selo Verde conferido pelo Jornal do Meio Ambiente do Estado de São Paulo. A certificação tem como objetivo incentivar e reconhecer empresas do país que cumprem as normas e leis ambientais vigentes e que possuam projetos ambientais que melhorem a qualidade de vida da comunidade. 

Segundo o diretor de marketing do Jornal do Meio Ambiente do Estado de São Paulo, Fabiano Mariano Dias, o prêmio é resultado da parceria do jornal com o IBAMA, CONAMA, MMA e Secretarias Estaduais do Meio Ambiente; em função disso, as avaliações seguem critérios rigorosos, sendo concedida a um seleto grupo de empresas em todo o país. “Foram 1000 empresas premiadas em todo o Brasil e 97 no estado de Santa Catarina”, explica Fabiano.

Conforme Fabiano, os critérios de avaliação foram: água e efluentes, energia, matéria- prima e resíduos, emissões atmosféricas e educação ambiental. “O prêmio é concedido a um seleto grupo de empresas que possuem licenças ambientais, que respeitam a legislação e não tenham nenhuma irregularidade junto a órgãos ambientais e que adotem iniciativas próprias, estimulando a preservação do meio ambiente”, completa Fabiano.

Para a superintendente de meio ambiente das Empresas Rio Deserto, Rosimeri Venâncio Redivo, o prêmio representa a consolidação de um trabalho realizado há anos. “Entendo que esse prêmio consolida todas as práticas que a empresa adota, bem como reconhece a prioridade, seriedade e transparência com que tratamos as questões ambientais e o cumprimento da legislação que envolve essa questão. Ser referência nesse quesito é muito gratificante”, pontua Rosimeri.

A empresa conta com seis programas voltados à comunidade e colaboradores. Entre eles se destacam “Os Felinos do Aguaí”, programa ambiental dedicado à conservação dos felinos silvestres e seus ecossistemas e, também, o “Içara Mais Doce”, que incentiva a produção de mel com o plantio de eucaliptos melíferos, fortalecendo a economia através da comercialização e divulgação do produto.

Colaboração: Bárbara Barbosa / Alfa Comunicação