Economia

Empresários buscam no cooperativismo apoio para crescer

Instituições financeiras cooperativas têm sido opção

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

Luiz Cornélio Pacheco Francisco trabalhava na direção de um hospital quando se deu conta da necessidade de destinar corretamente o lixo produzido pela instituição. Sem muitos incentivos, mas sabendo da importância de uma empresa voltada para esse seguimento, ele aproveitou a oportunidade para empreender. Já se passaram 13 anos, e a empresa que iniciou recolhendo apenas lixo hospitalar em Araranguá, hoje cuida da coleta, transporte, armazenamento e destinação dos resíduos sólidos de mais de três mil clientes, atendendo toda a região sul de Santa Catarina e norte do Rio Grande do Sul.

E para quem fala em crise, Francisco afirma: “A crise está na cabeça de quem tem medo de crescer. Aqui não tem crise, e investir para obter crescimento é o nosso foco. Prova disso é o nosso quadro de funcionários, enquanto muitos falam em demissões, nós atendemos cada vez mais empresas e buscamos sempre por colaboradores”. E desde que o empresário conheceu o cooperativismo, buscar crédito ficou mais fácil, menos burocrático e mais atrativo. Foi com o incentivo de uma cooperativa de crédito, que Francisco construiu a atual sede do escritório.

“Ser associado a uma cooperativa de crédito fez toda a diferença para minha empresa, foi por meio do Sicoob Credisulca que eu vi a Colix crescer em diversos aspectos, possibilitando a compra de equipamentos, veículos de transporte e a construção e expansão de nossos pavilhões. Hoje 99% das operações e transações bancárias feitas na minha empresa são por meio do Sicoob Credisulca”, destaca Luiz Cornélio Pacheco Francisco, associado a cooperativa há seis anos.

Cooperativismo com força

As cooperativas, em especial do setor de crédito, têm sido uma opção cada vez mais interessante para os brasileiros que buscam driblar a crise. E é com o atual momento econômico do país que o cooperativismo está ganhando cada vez mais força. Em todo Brasil, 7,8 milhões de pessoas e empresas já são associadas a cooperativas de crédito, e esse número tem aumentado a cada dia. Enquanto os grandes bancos têm registrado crescimento de 16% ao ano as cooperativas de crédito têm média de crescimento anual de 20%, conforme um estudo inédito realizado pela consultoria alemã Roland Berger.

Para Francisco e sua empresa o cooperativismo abriu portas. “A maior parte do crescimento da minha empresa teve o apoio do Sicoob Credisulca. Foi por meio da cooperativa que eu pude adquirir um dos equipamentos mais importantes para a independência da Colix, a bomba de sucção para recolhimento de resíduos líquidos. Antes era necessário terceirizar esse serviço”, comemora o empresário.

Segundo o presidente do Sicoob Credisulca, Romanim Dagostin, o cooperativismo de crédito não tem por objetivo o lucro, destinando todos os esforços e investimentos para proporcionar melhor qualidade de vida aos associados, apoiando seus sonhos e projetos. “Aqui oferecemos uma alternativa sustentável e que pode transformar a economia de região onde atuamos. No Sicoob Credisulca trabalhamos os valores cooperativistas auxiliando na educação financeira de nossos associados e focando no crescimento, dando suporte para boas inciativas”, enfatiza Dagostin.

Colaboração: Rose Mizeeski / Comunicação Sicoob