Geral

Em Brasília, falta de iluminação na Ponte de Laguna e de acesso ao Morro do Formigão é debatida

Foto: Reprodução Engeplus

Foto: Reprodução Engeplus

Falta menos de um ano para a inauguração de duas importantes obras Sul catarinenses, que irão desafogar o trânsito da região e escoar toda produção regional, encurtando a distância entre o Sul e as demais regiões do Estado. No entanto, faltando meses para a conclusão destes empreendimentos, dois problemas foram identificados. O primeiro deles é o acesso do túnel do Morro do Formigão, em Tubarão, com a BR-101.

Apesar de a obra estar 85% pronta constatou-se que a entrada e a saída do túnel não possuem acesso à BR-101. Apesar de ser um trecho pequeno, para entrar no túnel e sair dele, é preciso ter uma licitação para pavimentá-lo e fazer essa estrada. Esse acesso possui aproximadamente 200 metros. Já o segundo problema é referente a iluminação da Ponte de Laguna. Com previsão de conclusão da obra para maio do próxima ano, ainda não há projeto de iluminação no cartão postal.

Conforme o site Engeplus, o presidente da Frente Parlamentar em Defesa da Conclusão das Obras de Duplicação da BR -101, o deputado federal Ronaldo Benedet, esteve nesta quarta-feira, dia 29, no Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit), com o diretor geral do departamento, Tárcisio Gomes de Freitas. Ele apresentou o relatório da vistoria realizada na Ponte Laguna e no túnel do Morro do Formigão e cobrou as pendências.

A Ponte de Laguna receberá a iluminação. Segundo informações de Gomes, o Dnit estuda uma solução sustentável. “Existem possibilidades de ser iluminação eólica ou fotovoltaica. O que posso garantir é que no dia da inauguração da ponte, ela estará iluminada”, informou. Cobrado sobre os acessos ao túnel do Morro do Formigão, em Tubarão, Benedet foi informado que uma solução já está sendo desenvolvida e que a empresa que está construindo o túnel será comunicada.