Geral

Em boa fase, educação retoma ano letivo em Sombrio

O ano letivo foi retomado nesta segunda-feira, em Sombrio, com a volta às aulas de todas as nove escolas da Rede Municipal de Ensino

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

Desde as primeiras horas da manhã de segunda-feira (23), a movimentação de crianças e adolescentes nas escolas, nos pátios ou dentro da sala de aula, chegando a pé, com os pais, de van ou transporte público foi intensa. Boa parte de uniforme escolar, nas cores cinza e amarelo, com detalhes em vermelho e verde. As roupas distribuídas em 2014 gratuitamente pela Prefeitura Municipal serão doadas as crianças novamente este ano, iniciando pelas turmas da primeira série, que recém saíram das creches e não receberam em 2014 por ainda não estarem nas escolas da rede. Para o segundo semestre está programada a entrega de uniformes para o restante dos alunos, ou seja, do 6º ao 9º ano.

“Estamos nos programando para fazer tudo certinho, com os pés no chão, para vermos todos os nossos alunos bem vestidos, com segurança, igualdade e economia para os pais, sem distinção, de 1º ao 9º ano”, lembra a nova Secretária de Educação, Zulma Simon.

Nova educação

O ano promete ser de mudanças na educação municipal, a começar pelos números de vagas em CEIs, que aumenta devido a construção e abertura de novas salas de aula nos CEIs do Bairro São José, São Pedro e Raizeira. Desde o início de 2013 mais de 300 novas vagas foram abertas. Número que deve ganhar ainda um significativo aumento, a partir da abertura do CEI do Distrito de Boa Esperança, que está com a estrutura física, mas ainda necessitando da construção de poço artesiano e de uma estrada que comporte carros indo e vindo ao mesmo tempo e com calçada para pais que levam filhos a pé para a creche.

O número de escolas também recebe alteração, com um novo complexo sendo construído no Bairro São Pedro. A obra iniciada no segundo semestre de 2014 deve ser entregue até o fim do primeiro semestre de 2015, dependendo aí da contratação de professores para sua abertura.

O Bairro não possui escola e até o fim de 2012, de forma ilegal, turmas de 1º e 2º ano foram montadas no CEI, ocupando um local dedicado exclusivamente para o ensino infantil.

Outra escola a ser entregue esse ano, mas essa substituindo a atual, em péssimo estado de conservação, é a Antônio Stuart, da comunidade de Retiro da União. Tanto a do Retiro, quando a de São Pedro têm 12 salas de aula e quadra, sendo a do Retiro, coberta.

A maior e mais moderna escola de Sombrio não deve ter início de aulas nela em 2015, mas inicia sua construção nos próximos dias. Trata-se da Juvenil da Cunha Colares, do Distrito Boa Esperança. Com 12 salas de aula, modernos laboratórios, biblioteca e um ginásio, a escola substituirá a atual, com problemas em sua estrutura física e que sequer conta com refeitório.

Outra novidade de 2015 será a Central da Merenda. Praticamente pronta, a cozinha industrial que centralizará a confecção e a distribuição da alimentação escolar para as escolas e CEIs do município, com acompanhamento nutricional, entra na fase de finalização de obras e de trâmites burocráticos para entrar em funcionamento.

Se em 2014 os quatro ônibus escolares conquistados pela atual administração chegaram em conta-gotas e nem todos tiveram tempo hábil de ir para as ruas, o ano de 2015 já começa com os veículos zero quilômetro transportando com segurança todos os alunos que precisam de transporte, inclusive os especiais, que ganharam ônibus exclusivo para seus transportes, completamente adaptados.

“É o ano da educação sombriense. Aliás, temos tido os anos da educação. Não podemos esquecer de reformas, de ações com professores e alunos que fizemos até agora, mas 2015 será especial, jamais de fez tanto pela educação como estamos fazendo”, finaliza o prefeito Zênio cardoso.

Colaboração: Fabrício Espíndola / Assessoria de Imprensa