Geral

Eleita a corte da Festa “Dei Nonni” de Içara

“Estou muito feliz. Entre tantas belas meninas fui eleita a rainha da Festa Dei Nonni e quero representar bem a etnia italiana e nossa cidade para que tenhamos, em outubro, um lindo evento. Desde já, todos estão convidados”, assim a bela Fernanda Fermo Bif iniciou seu reinado que vai contar com a colaboração entusiasmada, na divulgação da festa, das princesas Bianca Perazzolli (1ª) e Suely Baldissera (2ª) e ainda das seis embaixatrizes. Todas as nove candidatas à corte estarão envolvidas na programação do evento.

"A realização dessa festa mostra como a etnia italiana e sua cultura tem força e integração com a cidade. Hoje elegemos a corte, mas os trabalhos para a efetivação de mais um evento étnico em nosso município já estão com força total", disse o prefeito Murialdo Gastaldon, que também fez parte do corpo de jurados assim como o vice-prefeito, Sandro Giassi Serafin, que ressaltou da importância dos colonizadores e de enaltecer sua colaboração no desenvolvimento de Içara. “Já enaltecemos os açorianos, a etnia afro e neste ano teremos a festa italiana. A noite de hoje foi mais uma passo que vai culminar com a grande festa, em outubro, em homenagem a estes importantes colonizadores de nossa cidade”.

Já o presidente da Fundação Cultural (FCI), Daniel Loch, declarou que o ano da etnia italiana será de muitas ações. "Vamos aproveitar o ano da etnia italiana para levar às comunidades mais dessa cultura, e mostrar a contribuição que teve na formação política e econômica da cidade". “Hoje foi a arrancada para mais um belo evento em Içara. A festa será linda. Vamos divulgar a cultura italiana, além de expandir e promover os trabalhos dos grupos culturais", emendou o presidente da Associação Cultural Italo-Veneto de Içara (ACIVI), Sálvio Castagnetti.

A escolha, na noite de ontem, da rainha e princesas da festa “Dei Nonni”, que será realizada nos dias 24 e 25 de outubro, ainda contou com a apresentação do grupo de dança italiana Di Trevi e o grupo infantil Gioseppi Guglielmi, ambos do bairro Liri. Além do prefeito, vice-prefeito e presidente da FCI, também fizeram parte da comissão julgadora: Fabiola Cechinel, Comitato Veneto/SC; Aroldo Frigo, vereador de Nova Veneza; Antônio Fachin Filho, Comitato Veneto/Criciúma; Paulo Brigido, CDL; Nivan Hipolito, Associação Belunense/Criciuma.

A Festa Dei Nonni contará com uma vasta programação de bailes, jantares, missas, jogos coloniais e apresentações culturais para confraternizar e manter viva a cultura italiana dentro do município. Também na programação, no mês de setembro, o baile de máscaras.

[soliloquy id=”134223″]