Saúde

Doação de sangue superou expectativas em São Ludgero

Um total de 112 atendimentos e 84 coletas foram os números finais em São Ludgero computados pelo Centro de Hematologia e Hemoterapia de Santa Catarina – Hemosc, no dia 27 de agosto, no Centro Multiuso Dimas Schlickmann. Para Maria Regina Boteon Buttner, do setor de Captação de Doadores em Coletas Externas do Hemosc, as participações superaram as expectativas e motivou a equipe, em parceria com a Secretaria Municipal da Saúde, para que em 2016 aconteçam mais coletas.

Maria Regina esclarece que mais de 20 pessoas passaram pelo Centro Multiuso Dimas Schlickmann e não conseguiram fazer a doação por não ter mais senha disponível. “Foi um ótimo resultado obtido e demonstrou que o povo de São Ludgero é muito solidário”, observa.

Uma das pessoas que fez questão de participar e fazer a doação foi Claudionor José da Silva, 38 anos. Ele levou o filho Clayson de 16 anos, mas como estava resfriado, não pode doar. “Já é a 12ª vez que faço doação, em média 3 vezes ao ano”, relata. Claudionor conta que percebeu a importância da doação quando sua mãe precisou de sangue. “Só sabe como é importante o ato de doar sangue quem um dia precisou ou teve alguém da família que precisou”, ressalta.

A enfermeira Maria Madalena Beltrame, responsável pelas Unidades de Saúde de São Ludgero, enfatiza que todos estão de parabéns pelo resultado obtido. “Funcionários da Secretaria da Saúde, do Hemosc, pessoal do Centro Multiuso, as pessoas que saíram do trabalho ou do conforto de seus lares para doar, a Administração Municipal num todo e os meios de comunicação que contribuíram na divulgação”. Ao concluir ela lembra que os interessados em doar sangue podem realizar grupos de 10 pessoas e agendar diretamente no Hemosc o dia e horário. “O Hemosc oportuniza o transporte gratuitamente”, detalha.

Próximo ano

Para 2016, está programada duas coletas em São Ludgero, uma durante as festividades de aniversário da cidade no mês de junho e outra a ser agendada.

O atendimento do Hemosc de Criciúma abrange 41 municípios do Sul do estado, entre Laguna e Passo de Torres. São 28 hospitais e clínicas atendidas na região. São coletados 450 ml de sangue de cada pessoa que pode salvar até 4 vidas. Os homens podem doar sangue num intervalo mínimo de 2 meses, não ultrapassando 4 doações por ano. Já as mulheres podem doar sangue num intervalo mínimo de 3 meses, não ultrapassando 3 doações por ano.

Colaboração: Bertoldo Kirchner Weber / Comunicação Prefeitura de São Ludgero

[soliloquy id=”143948″]