Trânsito

Dnit confirma conclusão das obras da ponte de Laguna para maio deste ano

Trecho deve ser inaugurado junto com o túnel do Morro do Formigão

Foto: Vinícius Alexandre da Silva

Foto: Vinícius Alexandre da Silva

Os motoristas que utilizam a BR-101 poderão trafegar pela ponte Anita Garibaldi, em Laguna, ainda no primeiro semestre deste ano. A previsão do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit-SC) é que a obra seja entregue dentro do prazo previsto. Neste mesmo tempo, o túnel do Morro do Formigão também estará pronto e deve ser inaugurado junto com a ponte.

De acordo com o superintendente do departamento, Vissilar Pretto, o número de funcionários que trabalham na ponte atualmente é muito menor do que quando as obras tiveram início: são 300, ao contrário dos 1,9 mil de antes. “A partir do momento em que a estrutura vai se definindo, o número de trabalhadores diminui. Estamos nos encaminhando para o fim da obra e acreditamos que ela será inaugurada ao final do mês de maio”, destacou.

Segundo o site Engeplus, o chefe de engenharia do Dnit, Alysson de Andrade, explica que são poucos os passos até a conclusão da obra. “Faltam 20% da pavimentação asfáltica nos três quilômetros de ponte. Também será feita uma revisão do trecho estaiado, as sinalizações horizontais e verticais e os encaixes das partes da obra. Depois disso, os testes de tráfego dirão se tudo está pronto”, relata.

Andrade destaca que a empresa responsável pelo consórcio de construção cumpriu os requisitos do Dnit. “Pelo fato de a obra ser entregue dentro do prazo, estaremos quebrando um paradigma. Além disso, são três quilômetros de ponte, com uma vista linda, que fará o trânsito fluir muito melhor na região.”

Iluminação – A iluminação da ponte estaiada deve estar pronta nos próximos seis meses, uma vez que um contrato já foi firmado com uma empresa responsável por esta atividade. “Testes foram realizados previamente e a ponte está preparada de forma adequada para receber os postes, que serão instalados ao longo de toda a obra. Faltam apenas alguns materiais para que tudo esteja pronto”, conta o engenheiro Andrade.

Segunda etapa concluída – Pretto afirma que, com a conclusão da ponte Anita Garibaldi e do túnel do Morro do Formigão em maio, e a entrega da ponte sobre o rio Tubarão, em dezembro deste ano, a segunda etapa de obras de duplicação da BR-101 estará concluída. A partir de então, o Dnit passa a focar na terceira etapa: a finalização da duplicação do Morro dos Cavalos, em Palhoça. “Neste período também continuarão sendo feitos recapeamentos de asfaltos, e passaremos a ampliar a capacidade da rodovia, investindo em marginais e complementos que serão executados ao longo de toda a BR-101.”