Saúde

Diabéticos organizam protesto por falta de insulina em Criciúma

Mesmo com decisão judicial favorável, diversos pacientes não têm recebido medicamento deste o ano passado em Criciúma.

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

Moradores de Criciúma que são diabéticos e fazem uso de insulina organizam um protesto na cidade. É que, desde o ano passado, muitos deles não têm recebido medicamento para controle da doença e, por isso, correm sérios riscos de saúde.

O Conselho Municipal de Saúde tem auxiliado os pacientes no problema. “Recebemos inúmeras reclamações e, por isso, vamos fazer uma reunião na próxima terça-feira (03). A intenção é reunir todas as pessoas que estão correndo risco de vida e fazer um protesto grande”, explica o presidente do Conselho, Júlio Zavadil.

Segundo Zavadil, uma das medidas será pedir ao judiciário a prisão de autoridades políticas. “Essas pessoas têm decisão judicial favorável a elas, garantindo a medicação. O Estado foi condenado a conceder a insulina, mas não cumpre isso. A gente pede, sim, a prisão do governador do estado e pede a prisão do secretário de estado da saúde. O que pode acontecer é essas pessoas morrerem pelo descumprimento de uma decisão judicial”, relata o presidente.

Entre os pacientes afetados, há crianças e idosos, além de adultos. O encontro dos diabéticos acontece na próxima terça-feira, dia 03, às 15 horas na sede do Conselho Municipal de Saúde. 

Com informações da Rádio Eldorado