Geral

Defesa Civil de SC deve iniciar em fevereiro testes de alertas por SMS

Inicialmente, o serviço vai funcionar em 20 municípios; ideia é nacionalizar. Objetivo é informar a população sobre situações eminentes de desastres

Foto: Ivan Jim/ELAT/INPE

Foto: Ivan Jim/ELAT/INPE

Devem começar em fevereiro os primeiros testes com o serviço de envio de mensagens de SMS pela Defesa Civil de Santa Catarina para alertar moradores sobre riscos de desastres. Inicialmente, o serviço vai funcionar em 20 municípios. O número já foi definido – será o 40199.

O objetivo é informar a população. As mensagens, que alertarão sobre riscos iminentes de desastres e situações de emergência ou calamidade pública, serão divulgadas pelo Centro Nacional de Gerenciamento de Riscos e Desastres.

De acordo com o secretário de Estado da Defesa Civil, Rodrigo Moratelli, moradores residentes nessas cidades (veja a lista abaxo) vão começar a receber uma mensagem do número 40199 sobre o serviço, que é gratuito. "O cidadão responde com o CEP que deseja ser monitorado", afirmou o secretário. É possível cadastrar mais de um CEP.

Ao fim do cadastro, o usuário receberá uma mensagem que vai informar que o celular está apto a receber alertas e recomendações de Defesa Civil. Também será possível cancelar o serviço por mensagem de celular. Não há custo para receber nem enviar as mensagens.

A ideia é que os testes durem quatro meses. Após esse período, o serviço deverá ser nacionalizado.

Veja a lista de cidades catarinenses que farão parte do projeto-piloto.

Araranguá, Pedras Grandes, São João Batista, Ilhota, Balneário Rincão, Mirim Doce, Barra Velha, Caçador, Herval d'Oeste, Itapiranga, Ponte Serrada, Maravilha, São Carlos, Arvoredo, Ponte Alta do Norte, Rio dos Cedros, Araquari, Urubici, Rio do Sul e Três Barras.

Com informações do site G1/SC