Geral

Decreto de Utilidade Pública Estadual é entregue à Unidos Contra o Câncer

Entidade conquistou o reconhecimento em junho deste ano

A presidente da Associação Unidos Contra o Câncer, Gisele Pereira, recebeu, em mãos, o decreto que reconhece a entidade como Utilidade Pública Estadual. O deputado estadual Luiz Fernando Vampiro entregou pessoalmente o documento na manhã desta sexta-feira, durante um evento promovido na sede da associação. Durante o encontro, o médico Rafael Ostermann realizou um bate-papo com os clientes, para sanar algumas de suas dúvidas e se apresentar como o novo voluntário da Unidos Contra o Câncer.

A entidade conquistou o reconhecimento de Utilidade Pública Estadual em junho deste ano, mas a declaração foi divulgada recentemente no Diário Oficial. A partir de agora, esclarece o deputado, a associação está apta a buscar recursos para projetos inovadores junto ao Governo Estadual. “Quando uma instituição não é considerada Utilidade Pública, ela não consegue obter recursos e convênios do governo. Este é o primeiro passo. A partir de agora, vamos prospectar projetos para fortalecer este trabalho”, ressalta Vampiro.

Os futuros recursos ajudarão as cerca de 50 famílias atendidas atualmente pela entidade. Gisele conta que o Hospital São José, de Criciúma, encaminha em média três pacientes por semana para a associação. “Recursos provenientes do governo nos ajudarão a ampliar o atendimento para mais pessoas a partir de agora. Mais de 200 famílias foram atendidas em nossos três anos de funcionamento”, conta a presidente.

Atualmente, a Unidos Contra o Câncer se mantém apenas com doações particulares. As pessoas portadoras de câncer e até mesmo suas famílias recebem algum tipo de suporte da associação, seja ele jurídico, psicológico ou social, por meio de profissionais especializados em cada área. “Além disso, um auxílio medicamento é fornecido aos pacientes após uma triagem, e cestas básicas e leites são distribuídos entre as famílias mensalmente”, destaca o administrador da associação, Guilherme Zapelini.

Em novembro de 2014, a associação havia conquistado o título de Utilidade Pública Municipal. Na ocasião, o pedido foi feito através do vereador Paulo Ferrarezi e o Legislativo aprovou o projeto por unanimidade. Recebem o título de Utilidade Pública entidades que prestam relevantes serviços à sociedade.

Colaboração: Amanda Garcia Ludwig

[soliloquy id=”144457″]