Geral

Criciumense está no Everest e acompanha tragédia que matou 13 pessoas

Ele pretende chegar ao cume da montanha até o dia 14 de maio

Foto: André Freitas/Arquivo Pessoal/Extremos

Foto: André Freitas/Arquivo Pessoal/Extremos

O empresário André de Freitas, natural de Criciúma, acompanha de perto da situação da tragédia que já matou pelo menos 13 pessoas no Everest. Um deslizamento vitimou os montanhistas e deixou pelo menos outros três feridos na manhã desta sexta-feira. Conforme informações da Folha de S. Paulo, o deslizamento aconteceu em uma das áreas mais perigosas da montanha, a cerca de 6.200 metros de altitude, por volta das 7 horas do horário local, 1h15min em Brasília.

De acordo com o site Engeplus, a expedição do criciumense ao Campo Base do Everest iniciou no final de março. Ele pretende chegar ao cume da montanha até o dia de seu aniversário, no dia 14 de maio. Conforme informações do site Extremos, no último sábado Freitas deu início ao seu segundo Ciclo de Aclimatação. Durante esta sexta-feira, o montanhista deu seu relato sobre a situação no local do deslizamento ao site Extremos. Esta, segundo ele, seria a maior tragédia da história do Everest. 

Confira o relato de Freitas

"A última atualização que recebemos aqui no Campo Base é de 13 mortos e 3 desaparecidos. Helicópteros voam a todo momento e retornam com corpos dependurados e pousam aqui perto de nosso acampamento. Agora são 12h45 (4h no horário de Brasília). Talvez essa seja a maior catástrofe do Everest até hoje, em 1996 em toda temporada morreram 15 pessoas. Muito triste! O pessoal está arrasado. Elias, parece que foram só sherpas. Os outros clientes estavam mais abaixo e se esconderem atrás de uns blocos de gelo. Amanhã continuarão com as buscas, ainda tem 3 desaparecidos.

Nosso cronograma oficial era pra subir exatamente hoje ao C1, dia da tragédia. Mas como tem um grupo da IMG usando as nossas barracas do C1, então não fomos. Iríamos amanhã, mas uma parte da rota foi destruída então não sabemos quando iremos. Ainda hoje teremos uma reunião para definir isso."