Economia

Criciúma poderá receber projeto de apenas um shopping

Foto: Deize Felisberto/Clicatribuna

Foto: Deize Felisberto/Clicatribuna

As obras para a instalação de um dos dois shoppings centers que estão em construção em Criciúma podem ser canceladas. Conforme o Portal Clicatribuna, a especulação é de que apenas um dos projetos – ambos estariam localizados no Bairro Próspera – deverá sair do papel. De acordo com a assessoria de imprensa do Parque Shopping Criciúma, dos Grupos Angeloni e Partage, há conversações com os investidores do Nações Shopping, do Grupo Almeida Júnior, para de fato haver a concretização de apenas um dos projetos. Ainda conforme a assessoria de imprensa do Parque Shopping, uma pesquisa de mercado mostrou a inviabilidade dos dois centros comerciais. Já a assessoria de imprensa do Grupo Almeida Junior informou que o grupo não irá se manifestar por enquanto e que um pronunciamento oficial, provavelmente, através de uma coletiva de imprensa, pode vir a acontecer na próxima semana. 

Sem potencial para os empreendimentos

Em uma reportagem veiculada pelo jornal A Tribuna em maio do ano passado o economista e especialista em finanças Joelcy Lanzarin, também professor da Universidade do Extremo Sul Catarinense (Unesc), já havia afirmado que a cidade não teria potencial para os dois empreendimentos. “Um shopping se caracteriza pela alta densidade populacional, dois novos empreendimentos de médio ou grande porte irá subutilizá-los”, disse o economista. Ele reforçou ainda que a cidade já possui outros concorrentes e a instalação de mais dois será excessivo. “Claro que este risco é dos investidores, mas o capital poderia ser aplicado em outros segmentos econômicos”, opinou o economista.

Em coletiva dada imprensa no final do mês de março deste ano, o presidente do Grupo Almeida Junior, Jaimes Almeida Junior, também havia afirmado que a construção de dois shoppings de grande porte na cidade seria inviável.  

O investimento do Nações Shopping está projetado em R$ 250 milhões com previsão de inauguração para novembro de 2015. O Parque Shopping tem investimento estimado de R$ 150 milhões.