Geral

Crematório de Içara realiza primeira atividade neste sábado

Uma idosa de 71 anos será cremada nesse fim de semana

Foto: Engeplus

Foto: Engeplus

Depois de um ano com as portas fechadas, aguardando a licença ambiental, o Crematório de Içara inaugurou suas atividades neste sábado (28). Presidente da Apae de Laguna por muitos anos, Derci Manoel Cândido, de 71 anos, será cremada neste fim de semana.  

Conforme o representante do local, Paulo Sérgio Reichle, o corpo de Derci chegou ao crematório às 11 horas da manhã. Os familiares foram recebidos e depois encaminhados para a sala de cerimonial, onde foi realizada uma homenagem à idosa. "A cerimônia deve durar de 20 a 30 minutos, mas tudo depende da família, que tem duas horas disponível para o uso da sala de cerimônia", conta. 

De acordo com o Engeplus, no local, o corpo fica em cima de um altar, no palco, atrás de uma parede de cortinas eletrônicas, que durante a homenagem é aberta. Além de algumas palavras, os familiares também visualizam vídeos e fotos para se despedir da ente querida. "Essa é a última vez que eles a verão. Depois disso, o corpo de Derci é encaminhado para a área de cremação", acrescenta Reichle. 

O processo de cremação, conforme ele, dura de 2 a 3 horas, por esse motivo, os familiares não necessitam ficar no local. "Após 48 horas as cinzas do ente é entregue aos familiares em uma urna especial. Mesmo se algum dia acontecer, nós temos capacidade para atender até três famílias ao mesmo tempo, pois a família só permanece no local para assistir à cerimônia, a cremação é feita depois", explica.  

Cremação de restos mortais

Uma das dúvidas que surgem também em relação ao crematório, é se há a possibilidade de cremação de restos mortais. Conforme Reichle, a falta de tempo para visitas aos cemitérios, além de todo custo de manutenção de capelas, e incômodo com limpesa, são alguns dos motivos para algumas pessoas estarem optando em cremar os ossos dos entes falecidos que foram enterrados. 

"São atitudes que podem trazer um custo benefício para a família, como se isentar da mão de obra, da limpeza, e outros pequenos incômodos. Isso não muda o sentimento da pessoa por aquela que partiu. Muitos se preocupam com o dia de finados, mas nós também sempre estaremos realizando cerimoniais de homenagens nessas datas", enaltece Reichle.  

A opção pela cremação, conforme ele, também e um benefício para as administrações municipais, que estão cada vez mais preocupadas com a situação de superlotação dos cemitérios.  

O Crematório Millenium é o único entre Balneário Camboriú e Porto Alegre. É administrado por uma equipe de profissionais que atua no mercado funerário há mais de 40 anos.