Geral

Creche oferece serviços especialmente pensados para agradar e entreter cães

Oferecer bem-estar e qualidade de vida para cachorros. Essa é a intenção da veterinária comportamentalista Mariene Rzzatki Girardi, que, há pouco mais de um mês, recebe "alunos" em sua creche para cães em Criciúma.

No local, cachorros de ambos os sexos, de todas as idades e raças podem se divertir, gastar energia e, como a veterinária gosta de exemplificar, "simplesmente ser cachorros". A indicação inicial é de que os animais passem dois dias por semana na creche, onde têm a oportunidade de conviver com outros cães, brincar, descansar e aprender comandos básicos, tudo isso a partir de formas pensadas especialmente para eles. O reflexo disso é sentido pelos “pais” com a calma dos bichos quando voltam para casa.

Para colocar a ideia em prática, foram necessários vários cursos nacionais e internacionais voltados ao assunto, além de visitas a empreendimentos do estilo pelo país. Ao todo, de acordo com Mariene, foram aproximadamente oito anos entre a primeira inspiração, a procura por informações, as licenças e a obra em si. "Eu sempre quis trabalhar com comportamento e um lugar assim é o único em que o cachorro consegue ser ele mesmo. O Vet Pet surgiu como uma oportunidade de realmente oferecer momentos alegres para eles", disse.

Conforme a veterinária, a presença do dono e seu temperamento alteram de forma expressiva o comportamento do animal, que, tendo esse tempo sozinho, consegue, inclusive, melhorar sua forma de agir em casa. "Muitas pessoas me procuram dizendo que precisam de adestramento. Em vários casos não é essa a solução adequada. Ter um espaço próprio, onde gastam a energia e têm monitores qualificados para orientá-los já pode resolver os problemas de um cachorro ansioso, medroso ou agitado, por exemplo", explica.

Além do serviço de creche e hospedagem, a empresa conta com amplas possibilidades de alimentos, brinquedos e outros objetos e com serviço de banho e tosa. Diferentemente dos empreendimentos do ramo, o local não oferece atendimento médico, pois, conforme Mariene, a intenção é não colocar em contato animais saudáveis com os doentes e não fazer a ligação dos dois tipos de ambiente em um só. Em emergências, a empresa encaminha para  outro profissional de confiança do dono ou um indicado pela veterinária responsável.

Atividades especiais

A rotina das turmas que passam o dia na creche especial é agitada. O horário de chegada é das 7h30min às 8h30min. A partir daí, é só diversão. Durante a manhã, caso o clima esteja adequado, os cães podem passar o tempo brincando em uma piscina especialmente feita para eles. "Ela foi construída com largos degraus. Dessa forma, cada animal pode ir conhecendo e se aventurando. Alguns já entram e nadam logo de cara, mas outros são mais contidos e vão começando aos poucos", comenta.

Após o primeiro período, os "alunos" são separados para comer e descansar e depois voltar para as brincadeiras. Para evitar que aconteçam brigas, os cuidadores tomam todas as precauções necessárias e monitoram frequentemente o espaço onde ficam os animais.

A área de lazer é dividida em quatro baias, sendo possível a separação de raças ou animais que não tenham boa convivência. O período de atividades acaba entre as 17h30min e as 18h30min, horário em que os donos podem buscar os cães.

De acordo com o responsável pelo marketing da empresa e também colaborar do espaço, Aran Andrade, todo o trabalho ao longo das atividades de recreação é feito com o chamado reforço positivo. "Eles não recebem punição alguma ao não realizarem um comando ensinado, por exemplo, mas recebem carinho ou petisco caso realizem o que foi pedido. Assim eles não criam medo, mas aprendem os comandos", comenta.

Regras para participar

Para poder integrar a turma da creche, os cães precisam seguir algumas exigências básicas da empresa como, em caso de macho, ter sido castrado, e, para as fêmeas, não estar em período de cio. Além disso, as vacinações e remédios de vermes precisam estar em dia e o animal não pode ter histórico de agressões.

No total, são oferecidas 20 vagas para cães por dia e a intenção é que os animais frequentem o local sempre no mesmo dia, facilitando o convívio entre eles e a organização da equipe.

A mensalidade para os alunos da creche custa R$ 360 para os que forem duas vezes a cada semana. Outros tipos de planos podem ser feitos posteriormente, agregando mais dias de participação.

Já para quem precisa apenas esporadicamente, o serviço de hotel é oferecido por R$ 50 a diária, sendo que as atividades realizadas são as mesmas das turmas que frequentam a creche.

Nesse caso, os animais são acomodados à noite em suítes. O espaço é monitorado por câmeras de segurança 24 horas.

Felinos também têm vez

Também apaixonada pelos gatos, a veterinária não podia deixar de oferecer um serviço que sentia ser necessário para eles na região. O hotel para gatos conta com 14 vagas para hospedagem, além de playground com brinquedos especiais para eles. De acordo com Mariene, enquanto planejava a abertura de seu espaço próprio, ela realizava atendimentos domiciliares voltados ao comportamento dos animais e ouvia muitas reclamações e pedidos de clientes que gostariam de contar com mais segurança na hora de deixar seus "filhos".

"Eu mesma tinha esse problema. Não tinha coragem de deixar em locais onde eles ficavam junto com animais doentes ou não tinham um espaço adequado. Foi pensando nisso e em cada detalhe para melhor acolhê-los que montamos o andar exclusivo para gatos, algo que acredito ser algo único na região", comentou.

Com informações de Mayara Cardoso / Clicatribuna

[soliloquy id=”186943″]