Economia

Consórcio facilita aquisição de imóveis

CasaPronta Tubarão acontece entre 18 a 22 de maio no piso G3 do Farol Shopping

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

Os consórcios ressurgem como a opção mais segura para a aquisição de bens, principalmente no ramo imobiliário que vem ganhando destaque nos últimos anos. Ideal para quem procura a casa própria ou tem o desejo de fazer um investimento seguro, a principal vantagem está em trocar as taxas de juros de um financiamento pelas taxas de administração, que são bem inferiores. Além disso, a oferta de crédito imobiliário está bem mais restrita.

“O consórcio não trabalha com taxas de juros, mas sim com taxas administrativas”, ratifica o corretor do Grupo Herval, Jardel Goulart Fernandes. “O consórcio nada mais é que um grupo de pessoas que se reúne, paga uma mensalidade e todo mês uma delas é sorteada. Quem tem um pouco mais de pressa, pode optar pela modalidade de lances”, explica o corretor.

O diretor da Paulo Bens Créditos Financeiros, Paulo Bens, coloca que “com o momento histórico vivido pelo consórcio, o Banco Central, responsável pela regularização do segmento, está realizando uma fiscalização mais rígida, banindo do mercado aquelas empresas que no passado denegriram a imagem do setor”, cita, lembrando que procurar uma empresa credenciada e de confiança deve ser o primeiro item a ser observado por quem tem interesse em adquirir sua cota.

“A entrada dos bancos no segmento também criou uma confiança ainda maior. No ano passado, o consórcio foi responsável por 16% das aquisições de unidades financiadas pelo Sistema Brasileiro de Poupança e Empréstimo”, exemplifica Paulo Bens. Antes, opção escolhida na maioria das vezes pelas classes C, D e E, agora também é a escolha das classes A e B.

De acordo com dados da Associação Brasileira de Administradoras de Consórcios (Abac), mais da metade dos consorciados utilizaram seus créditos para a compra de imóveis residenciais urbanos.

As outras opções detectadas foram aquisição de terreno, reforma ou construção, comercial, aquisição de imóvel na planta, imóvel de veraneio (praia ou campo), quitação de financiamentos e imóvel rural. A novidade da pesquisa, realizada em fevereiro, foi a presença do item garagem, que foi mencionado pela primeira vez e completa a relação.

CasaPronta Tubarão oferece opção

Durante a quinta edição da CasaPronta Tubarão, a feira da Construção, Mobiliário e Decoração, que ocorre de 18 a 22 de maio, no estacionamento G3 do Farol Shopping, o visitante terá a oportunidade de conhecer e até adquirir um consórcio.

Estão entre os expositores a Paulo Bens Créditos Financeiros, que representa o grupo Rodobens, e a Jardel Consórcios, representantes de outros grupos como o Herval. “O consórcio vem numa crescente, tanto que sentimos claramente a maior procura nas últimas edições da CasaPronta de expositores e também de público”, explica a organizadora da CasaPronta, Jaqueline Backes.

O diretor da Paulo Bens, explica que a intenção em participar da feira é estar mais próximo do público, que já poderá fechar negócios no local. “Além dos consórcios, trabalhamos com a venda de projetos financeiros com um custo para construção bem competitivo. O nosso custo dinheiro é tão competitivo quanto os bancos estatais e bem mais competitivo em comparação aos bancos privados”, relata, destacando que só na região de Criciúma, já foram injetados no mercado financeiro R$ 2,5 bilhões.

Para Jardel Goulart Fernandes, a CasaPronta Tubarão será uma ótima oportunidade para que o visitante conheça as vantagens do consórcio e já saia com cota comprada. “Quem adquirir o consórcio durante a CasaPronta estará isento da taxa de adesão”, relata o corretor da Jardel Consórcios. Ele cita ainda que um das vantagens oferecidas é a possibilidade de se pagar meia parcela até que a carta seja contemplada. No caso da compra de imóvel, o Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS) pode ser usado para dar um lance.

A CasaPronta Tubarão tem entrada franca e estará aberta ao público das 17 às 22h (18 a 20 de maio), das 14 às 22 horas (21 de maio) e das 14 às 19 horas (22 de maio).

Colaboração: Francieli Oliveira – Ápice Comunicação