Geral

Comissão intensifica debate sobre tarifa do transporte coletivo

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

A discussão sobre os valores da tarifa do transporte coletivo urbano de Criciúma será ampliada nas próximas semanas. Em encontro nessa segunda-feira (27) com a comissão escalada para estudar as planilhas, o prefeito Márcio Búrigo solicitou a socialização dos debates com todas as partes interessadas no tema.

Com base nas planilhas em análise das planilhas apresentadas pelas empresas concessionárias todo mês, o valor das passagens é atualizado por decreto no segundo domingo do mês de julho. “Os órgãos da Administração Municipal estão a postos para tirar todas as dúvidas e as informações das planilhas podem ser encontradas na internet. Assim o Conselho Municipal dos Transportes, pelo caráter eclético e da atribuição da abordagem do tema, estenderá o debate com os setores afins da sociedade. Queremos antecipar essa discussão para não repetirmos os mesmos problemas do ano passado, quando o tempo exíguo atrapalhou os encaminhamentos”, colocou o prefeito.

As possibilidades de desonerações e outras sugestões abordadas pela comissão no ano passado tiveram andamento na Secretaria de Planejamento, garante o secretário da pasta, Jader Westrup. “Há uma série de variáveis que incidem no cálculo do preço das passagens de ônibus. A inflação e os aumentos do combustível, por exemplo, tornam o sistema mais caro. Em virtude desta realidade, paralelamente nós estudamos mudanças em médio e longo prazo que possam baratear a tarifa e fazer com que o transporte público fique mais atraente ao cidadão”, disse.