Economia

Comércio de Criciúma e Içara começam a recrutar temporários

Foto: Deize Felisberto/Clicatribuna

Foto: Deize Felisberto/Clicatribuna

O período de contratações temporárias no comércio para as vendas de final de ano começou e as vitrines de lojas em Criciúma e Içara já estampam cartazes procurando vendedores para o período. Com um ano difícil para o segmento, com crescimento baixoda expectativa e até índices negativos, os lojistas apostam no Natal.

Para suprir o movimento esperado para as épocas de festa, as contratações em Içara devem ter um incremento de 30%, percentual ainda inferior ao registrado no ano passado, quando ficaram entre 40% a 50%. “Aproximadamente 70% das lojas estão com cartazes de contratações. O período de seleção ocorre agora para que na segunda semana de novembro esses profissionais já estejam trabalhando”, comenta o presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Içara, Paulo Roberto Brígido.

De acordo com o presidente, a maior dificuldade encontrada pelos comerciantes é a falta de qualificação. “Os currículos para este período aparecem só que não atendem aos requisitos, há muita gente despreparada. No mês de dezembro a CDL irá promover uma capacitação na área de vendas para contribuir com a preparação desses profissionais”, comenta Brígido.

Movimento intenso já começa em outubro

Em Criciúma, o gerente de vendas Guilherme de Oliveira conta que ascontratações de dão todos os anos neste período para que haja tempo de preparar os profissionais para os dias mais movimentados. “No final de outubro começamos a sentir um aumento nas vendas por conta do Natal, depois com a chegada da primeira parcela do décimo terceiro em novembro o movimento se intensifica”, ressalta o gerente. Ele reforça que entre os pré-requisitos para as vagas estão o gosto pelas vendas e pela moda.

O gerente de uma loja de Criciúma, Alex Alberton, diz que para esta temporada serão feitas de cinco a seis contratações, além dos dez funcionários permanentes. “O público antecipada bastante as compras e novembro o movimento fica corrido, por isso precisamos estar preparados. Temos algumas pessoas que já trabalham conosco neste período de Natal todos os anos. Esses profissionais só trabalham durante a temporada mesmo, porém se tiver vagas para funcionários efetivos alguém sempre acaba sendo contratado”, acrescenta Alberton. O gerente é um dos que aposta no Natal para recuperar as vendas. “De todos os anos que estou na Henrique Lage o Dia das Mães deste ano foi o de pior rendimento. Nem a liberação do Fundo de Garantia interferiu nas vendas”, observa. 

CDL oferece cursos profissionalizantes

O vice-presidente de serviços da CDL de Criciúma, Henrique Vargas, diz que a média de contratações em Criciúma deve ficar em 20%. A CDL de Criciúma também oferece cursos gratuitos para os interessados em trabalhar no comércio. 

Aumento de 0,91% na contratação de temporários

A Confederação Nacional do Comércio (CNC) projeta que 130,6 mil temporários serão admitidos neste fim de ano, um aumento de 0,91% em relação a 2013, quando 129,4 mil profissionais foram contratados.Para o Natal, a CNC espera crescimento de 4% no volume de vendas. Em 2012 e 2013, os números eram mais expressivos, com alta de 8,1% e 5,1% nas vendas e de 3,2% e de 2,1% nos temporários, respectivamente.

As vendas registradas no Dia das Crianças comemorado amanhã também dá indícios aos lojistas sobre o comportamento das vendas para o Natal.  
“O Dia das Crianças é sempre uma espécie de termômetro de como se comportarão as vendas de final de ano, onde o Natal se apresenta como a data de maior movimento. A recuperação das vendas é imprescindível para que 2014 termine com menos prejuízos para o comércio que não vem atravessando um bom período no decorrer deste ano”, coloca o presidente da Federação das Câmaras de Dirigentes Lojistas de Santa Catarina (FCDL/SC), Sergio Alexandre Medeiros.

Com informações do site Clicatribuna