Trânsito

Ciclofaixas ligarão Morro da Fumaça à BR-101

O principal acesso de Morro da Fumaça à BR-101 terá duas ciclofaixas até o final deste ano, além de um passeio público, para reforçar a segurança de ciclistas e pedestres. Os quatro quilômetros à margem da SC-445 ligam a zona urbana do município à comunidade de Esplanada, espraiando os limites a Içara e Jaguaruna. "O cronograma é este, mas sempre sujeito às condições climáticas, ainda mais no inverno", projeta o superintendente regional sul do Deinfra, Lourival Pizzolo.

O investimento do governo estadual é de pouco mais de R$ 5 milhões. As ciclofaixas terão 1,5 metro de largura e serão separadas do acostamento por uma calçada mais larga, de dois metros. Hoje, explica Pizzolo, os acostamentos são "muito usados por ciclistas que trabalham sobretudo no setor das olarias. Muita gente também faz suas caminhadas ali, o que acabou fortalecendo a reivindicação".

Ciclofaixas e calçadas vêm sendo incorporadas a vias urbanas e rodovias como "intervenções que aprimoram a mobilidade", lembra o superintendente. "Antes da licitação, participamos de reuniões comunitárias que contaram com os prefeitos e vereadores de Morro da Fumaça e Içara. As novas pistas, contudo, só estarão 100% concluídas quando licitarmos o alargamento das duas pontes na rodovia".

Com informações do Portal Engeplus

[soliloquy id=”133247″]