Geral

Cerca de 500 agricultores participam de encontro durante a Festa do Colono

Foto: Itaionara Recco

Foto: Itaionara Recco

O 4º Encontro Regional de Agricultores, na manhã desse sábado, 25, durante a 25ª Festa do Colono de Maracajá, reuniu cerca de 500 pessoas que vieram prestigiar as palestras de interesse do grupo. Este ano os temas escolhidos foram a pitaya e o gado leiteiro.

O prefeito de Maracajá Wagner da Rosa, destacou a importância de levar informações atualizadas ao homem do campo. “A festa do colono é um momento de confraternização, mas também de conhecimento e é muito bom ver a cada evento mais agricultores participando”.

O técnico agropecuário do IFC (Instituto Federal Catarinense), localizado em Santa Rosa do Sul, Éliton Pires, proferiu a palestra com o tema: "Potenciais e Perspectivas para o Cultivo da Pitaya". Ele é membro da associação de produtores de pitaya, que envolve os municípios do extremo sul e trouxe um panorama de como está o cultivo da fruta na região e informações para quem interesse em iniciar a plantação.

A segunda palestra foi sobre a "Organização e Gestão da Pecuária Leiteira" com o presidente da Coopervalesul do Turvo, Ricardo Carboni. No município já existe vários pequenos agricultores investindo no gado de leite. O agricultor Luiz Gonzaga Medeiros, morador da Garajuva é um deles. Para seu Luiz foi uma oportunidade de conhecimento. “Sempre estamos em busca de informação para melhorar a produção e gestão do leite”, completa.

Logo após foi servido uma paella com carnes brancas aos participantes. Depois do almoço foi realizado sorteio de brindes. O Campeonato de Futebotas foi cancelado devido ao mau tempo.

Colaboração: Itaionara Recco