Geral

Centro de Controle de Zoonoses de Criciúma atua na prevenção e monitoramento de doenças

Órgão público realiza o monitoramento de animais que podem oferecer riscos aos seres humanos.

Foto: Jhulian Pereira/ Decom Prefeitura de Criciúma

Foto: Jhulian Pereira/ Decom Prefeitura de Criciúma

Há 13 anos prestando serviços no município de Criciúma, o Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) ainda gera dúvidas aos moradores. O órgão público, situado no bairro Renascer, é responsável por desenvolver atividades de vigilância em saúde, prevenção, controle de zoonoses e monitoramento dos fatores de risco biológicos. 

De acordo com a veterinária e coordenadora do CCZ de Criciúma, Natália Luiza Machado Reche, os trabalhos de prevenção contra dengue e raiva estão entre os principais programas realizados pelo órgão da Prefeitura de Criciúma. "Em 2015, registramos 13 focos de Aedes aegypti na cidade. Em 2016, oito focos foram encontrados. Este ano não encontramos nenhuma larva do mosquito. É o resultado do trabalho intensivo da nossa equipe", afirma.  

Além dos programas de prevenção, o controle de animais venenosos também se destaca. Escorpiões e aranhas, por exemplo, são recolhidos pelo CCZ de Criciúma. "As pessoas que encontrarem podem fazer suas denúncias no 156. É preciso deixar claro que esses animais se alojam em locais com matos altos e lixo. A limpeza dos ambientes é essencial", comenta Natália. 

A coordenadora destaca que 98% dos vetores (animais que transmitem alguma doença) estão em ambientes físicos. "Os outros 2% estão alojados nos animais. O principal exemplo é o carrapato. Por isso, ressaltamos a importância da limpeza de lotes, casas e de todos os ambientes", finaliza. 

Adote animais no CCZ

O CCZ de Criciúma abriga cães já medicados e prontos para serem adotados. Para levar o animal para casa é necessário ser maior de 18 anos, apresentar um comprovante de residência, cópia da carteira de identidade e CPF. O local funciona de segunda-feira a sexta-feira, das 8h às 17h.  Mais informações pelo telefone (48) 3445-8729.

Colaboração: Luana Mello – Decom Prefeitura de Criciúma