Geral

Carreata mobiliza caminhoneiros na procissão de São Cristóvão

Homenagem ao padroeiro dos motoristas e viajantes ocorre neste fim de semana

Motoristas estão em festa! Aproximadamente 80 caminhoneiros da Região Carbonífera participaram da procissão em honra a São Cristóvão, padroeiro dos motoristas e viajantes, na tarde desse sábado, dia 26, por volta das 18h30min. Com fogos de artifício e buzinaço, o padroeiro foi conduzido da Empresa Henrique Salvaro (HS), às margens da SC-445, rodovia que liga Criciúma ao município de Siderópolis, até a avenida Centenário, seguindo para a Igreja de São Cristóvão, no bairro que leva o mesmo nome do santo.

No local, a imagem foi recebida com um show pirotécnico e os motoristas participaram de uma celebração. “São Cristóvão está sempre ligado aos motoristas. Vamos pedir para Deus que haja mais paz nas cidades e nas estradas. Sabemos que muitas vidas são ceifadas no trânsito, que perdemos muitos irmãos e que trabalhar na estrada apresenta muitos riscos, por isso, vamos pedir uma benção ao padroeiro”, destaca o padre Antonio da Silva Miguel Junior, que acompanhou a procissão.

De acordo com a organização do evento pelo menos dez empresas da região participaram da carreata. “Estamos organizando as festividades há dois meses. Com apoio da Polícia Militar (PM) fizemos uma bela procissão”, avalia o funcionário da empresa HS e um dos organizadores da carreata, Alexandre Borges.

Jailton José Silverio é motorista há 25 anos e participa da festa pela quarta vez. Para ele, a ocasião é uma oportunidade para renovar as forças e continuar o trabalho. “É uma benção este momento para nós que vivemos longe da família. É uma momento de proteção”, afirma Silverio.

Conhecido como o nono da estrada, Nelsioni Biava, aos 62 anos de idade, acumula 30 anos de experiência. Seu Nelsioni aproveitou o momento para destacar a importância do trabalho dos caminhoneiros. “Tem muita coisa para mudar, principalmente, as horas trabalhadas. O nosso trabalho é essencial, pois gera o desenvolvimento do país”, pontua o caminhoneiro.

Segundo o site Engeplus, a procissão faz parte da programação da 56ª Festa de São Cristóvão, que acontece nos dias 26 e 27 de julho. Neste domingo, a programação continua. Será realizada uma missa, às 10 horas, na Igreja de São Cristóvão, onde os motoqueiros serão abençoados. A data oficial em comemoração ao santo e aos motoristas e viajantes é celebrada no dia 25 de julho. 

[soliloquy id=”78275″]