Saúde

Campanha nacional de doação inicia

 Foto: HNSC/Divulgação/Notisul

Foto: HNSC/Divulgação/Notisul

Como parte das ações em comemoração ao Dia Mundial de Doação de Leite Humano, o Ministério da Saúde lançou a campanha nacional para incentivar o ato da doação. Este ano, o tema é “Seja doadora de leite materno e faça a diferença na vida de muitas crianças”, direcionada aos bebês prematuros. 

Santa Catarina possui 13 bancos de leite humano, além de um posto de coleta. Um dos bancos fica em Tubarão, no Hospital Nossa Senhora da Conceição (HNSC), que é responsável pela promoção e incentivo ao aleitamento materno. 

O setor disponibiliza leite materno aos recém-nascidos internados na UTI Neonatal e aos bebês que, por algum motivo, não conseguem receber o leite de sua própria mãe. Por meio de ‘mães doadoras’, o banco recebe o leite que traz inúmeros benefícios ao recém-nascido.

Todo o material que chega ao hospital é pasteurizado e passa por exames de controle de qualidade físico, químico  microbiológico antes de ser fornecido aos bebês. A embaixadora da Rede Brasileira de Bancos de Leite Humano, Maria Paula, durante a cerimônia de lançamento da campanha, destacou que amamentar é uma função social. “É um vínculo afetivo muito grande. Doar leite é que nem amor: quanto mais se dá, mais ele jorra dentro de você”, frisou. 

Benefícios

Com o leite humano, o bebê fica protegido contra infecções, diarreias e alergias, cresce com mais saúde, ganha peso mais rápido, além de ficar menos tempo internado. O aleitamento materno também diminuiu o risco de doenças como hipertensão, colesterol alto, diabetes e obesidade.

Doações

Em Tubarão, se as doadoras não puderem ir ao hospital para entregar o leite, as integrantes da Associação das Voluntárias da Maternidade (Avoma) vão até as residências para transportá-lo ao banco de leite. Outras informações pelo telefone (48) 3631-7149 ou pelo disque amamentação 0800-6430140.

Com informações do jornal Notisul